SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O segundo dia de disputas de vela nas Olimpíadas de Tóquio, nesta segunda-feira (26), deixou dois brasileiros vivos na briga pela classificação para a regata da medalha. Robert Scheidt e Patrícia Freitas entraram na água e, enquanto a lenda da vela brasileira subiu para a oitava colocação na classe laser, a representante feminina é agora a 11ª na RS:X.

Patrícia vem fazendo uma campanha constante nesses dois primeiros dias de competição e, mesmo distante das líderes, ainda pode disputar a regata final. Em três corridas no dia, a brasileira chegou a ficar em oitavo na primeira delas, mas caiu para 11º. Na segunda, fez regata de recuperação, saindo de 17º para 12º e, por fim, fechou com um 10º. Ao todo, já foram disputadas cinco regatas na categoria.

A francesa Charline Picon, com 14 pontos perdidos, lidera, seguida pela britânica Emma Wilson e a chinesa Lu Yunxu, com 14 e 16, respectivamente. Patrícia perdeu 50 pontos até o momento.

Já o bicampeão olímpico ainda está vivo na briga por mais uma medalha após três regatas. Scheidt começou sua campanha tendo que pagar punições na primeira regata, por ter tido problemas durante a chegada da primeira marca. Isso o fez estar em 31º após a segunda marca. Em uma recuperação incrível, o brasileiro conseguiu finalizar em 10º. Na segunda regata do dia, Scheidt se manteve nas primeiras colocações durante todo o percurso e fechou em 4º.

O líder é o finlandês Kaarle Tapper, com cinco pontos perdidos, seguido pelo croata Tonci Stipanovic, e Pavlos Kontides, do Chipre, ambos com nove pontos. Robert Scheidt tem 14 pontos perdidos.

Ao final das dez regatas, os dez melhores velejadores disputam a regata da medalha. Logo, faltando cinco corridas, Patrícia segue com chances de participar, enquanto Robert, com seis a serem disputadas, pode ter uma classificação ainda mais promissora.