O iatista brasileiro Robert Scheidt venceu ontem a última regata do Mundial de Cork (Irlanda) e conquistou o título mundial da classe laser pela quinta vez, repetindo os feitos de 1995, 96, 97 e 2000. Ele é o maior velejador da classe laser na história, já que o barco foi introduzido nas competições oficiais a partir de 1990 e, além do penta mundial e paulista, venceu a primeira medalha de ouro olímpica da classe, em Atlanta-96, e a prata na segunda edição, em Sydney-2000.
Os outros quatro títulos do brasileiro foram conquistados em Tenerife-95 (Espanha), na Cidade do Cabo-96 (África do Sul), em Algarrobo-97 (Chile) e em Cancun-2000 (México). A superioridade de Scheidt neste mundial foi evidente. Do total de 11 regatas (sete na fase classificatória e quatro na fase final) ele venceu sete.
Normalmente reservado e tranquilo, ele estava bastante emocionado com a inédita conquista e prometia muita comemoração.‘‘Agora estou com uma mão cheia de títulos’’, disse Scheidt, mostrando a mão aberta, numa referência às cinco conquistas. ‘‘Sem dúvida, foi uma emoção muito grande. Foi um campeonato muito duro e ter liderado desde o início me colocou muita pressão. Felizmente, eu soube controlar tudo e andei bem em todas as regatas, mesmo naquelas onde peguei ventos fracos, que não são minha especialidade’’, completou.
Scheidt explicou que a boa performance em ventos fracos se deveu à preparação feita em Portugal, na semana que antecedeu o início do Mundial, onde encontrou condições de vento semelhantes às da Irlanda.
Com o título, ele volta a sonhar com a segunda medalha de ouro olímpica, para igualar a marca do triplista Adhemar Ferreira da Silva, até ontem único bicampeão olímpico brasileiro.

mockup