Scheidt é campeão mundial pela oitava vez
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de setembro de 2005
Agência Estado 
Fortaleza - Robert Scheidt ganhou o seu oitavo título de campeão mundial da classe Laser, ontem, em Fortaleza, esbanjando superioridade contra adversários que formam a elite da vela 136 barcos, de 38 países. Se já era favorito por seu currículo, disputar um Mundial em casa colocava Scheidt ainda mais em evidência e sob pressão. Mas ele respondeu com campanha impecável: 9 vitórias em 14 regatas e três segundos lugares descartou um 17º lugar, da regata de abertura, e um terceiro, seus piores resultados em sete dias.
Scheidt disse que o octacampeonato na Laser ''ainda confundiu mais a cabeça'' sobre mudar ou não para a classe Star na campanha olímpica até Pequim, em 2008.
O brasileiro venceu o Mundial de Laser de Fortaleza, Ceará, com 15 pontos perdidos. O segundo colocado foi o argentino Diego Romero, com 49 pontos, seguido pelo neozelandês Andrew Murdoch, com 69, o esloveno Vasilij Zbogar, com 72,5, e o croata Mate Arapov, com 81.
''Se não foi perfeito, foi muito perto da perfeição, algo difícil de acontecer num Mundial'', disse Scheidt, no balanço do torneio. Com o título assegurado após a 13 regata (precisava de um 23º lugar e foi 2º), ontem, ele ainda entrou na água para disputar a última prova, sem nenhuma pressão, e venceu bem na frente dos rivais.
''Minha preparação foi excelente. Acho que o título parou na mão de quem se dedicou e mereceu. Esse campeonato me estimula mais a continuar velejando. É um esporte que me dá sempre muito prazer, pratico desde os 9 anos e faz parte da minha vida'', revelou o bicampeão olímpico.
Scheidt revelou que em casa é ainda mais difícil competir, porque a expectativa pelos resultados aumenta muito. ''É muito difícil chegar como favorito e vencer'', admitiu.
Aos 32 anos, Scheidt mostrou que sabe lidar com a pressão, mas atribuiu o título a uma combinação de fatores: maturidade na classe, preparação física para velejar com ventos fortes e o ''grande prazer de praticar vela''. ''Eu fiz uma preparação excelente na raia. Estava acostumado aos ventos e ondas'', contou.
Mas ele também garantiu que vencer tudo não ''perde a graça''. ''Pelo contrário, agora é que está começando a ficar bom. Essas vitórias me estimulam a continuar velejando'', avisou o bicampeão olímpico.
Na Laser, Scheidt já tem 8 títulos mundiais e três medalhas olímpicas, sendo duas de ouro (Atlanta/96 e Atenas/04) e uma de prata (Sydney/00). O brasileiro conquistou ainda três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.


