Sauber monta um grande espetáculo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2000
Agência Estado
De Zurique, na Suiça
A Fórmula 1 testa um novo projeto de marketing, hoje à noite, no Hallestadion, em Zurique, na Suiça. A equipe Sauber apresentará seu carro para a temporada de 2000 o C19 com um público de sete mil pessoas nas arquibancadas do maior ginásio coberto da cidade. Os ingressos, com preços variando entre R$ 26 e R$ 38 se esgotaram rapidamente, com a promessa de um espetáculo de luzes e cores onde, além do C19, desfilarão acrobatas sobre cavalos, um show com renas e outras atrações do inverno europeu. O brasileiro Pedro Paulo Diniz e o finlandês Mika Salo, os dois pilotos da equipe, estarão a disposição para autógrafos e fotos.
O espetáculo começará às 19 horas (16 horas de Brasília) e está programado para durar 75 minutos. O ex-piloto e, hoje, comentarista de tevê, o suiço Marc Surer, será um dos apresentadores do carro. A festa também marcará a comemoração dos 30 anos de automobilismo esportivo de Peter Sauber, dono da equipe.
Em 97, Tom Walkinshaw, da Arrows, fez uma experiência do gênero. Abriu as portas da fábrica, perto de Oxford, para o público interesssado, mas sem cobrar ingressos. A visita foi um sucesso.
Para Pedro Paulo Diniz, o mais importante é que o C19, trabalho do projetista Leo Ress, está se revelando um carro mais eficiente do que ele pilotou em 99. Na semana passada, a Sauber ficou com os dois melhores tempos dos testes de quinta-feira, em Barcelona. Utilizando a mesma versão do motor que a Ferrari colocou em seus carros no ano passado, o novo Sauber tem um perfil mais enxuto que traduz a tendência moderna do desenho dos carros da Fórmula 1. O C19 está em testes desde dezembro e Diniz acredita que chegará a Melbourne, na Austrália, dia 12 de março, com ambições maiores.
Estou esperando muito do carro. Acho que terei condições de fazer este ano minha melhor temporada na F-1. E emenda: É o ano certo. Com o Rubinho Barrichello na Ferrari, o interesse do público brasileiro voltará a crescer. O C19, com o piloto paranaense Enrique Bernoldi, passou por mais uma bateria de testes entre sábado e domingo passados, na reta de Lurcy-Lewis, na França, com bom resultado. Bernoldi disputará pela segunda vez o campeonato de Fórmula 3000 pela Sauber (equipe Red Bull) e fará testes com o carro de F-1.
O rosto de Diniz já é bem conhecido dos suiços. Além do destaque que a imprensa local costuma dar para a Sauber, única equipe do País na Fórmula 1, fotos do piloto são comuns em joalherias, ilustrando publicidade da marca de relógios Longines. Apesar dos problemas que tivemos no ano passado, não posso negar que gosto muito de trabalhar nesta equipe, diz.
Diniz, ontem, passou o dia fazendo fotos para a Toyota já que, este ano, ele terá à disposição um modelo Lexus que usará em Mônaco, onde reside. A Sauber estará apresentando também o engenheiro argentino Sergio Rinland que cuidará da área de pesquisa e desenvolvimento. Rinland, que criou o chassi Eagle, na Fórmula Indy, passou pela Forti Corse, Fondmetal, Williams e Benetton.