São Paulo vence Lusa e amplia vantagem no Grupo 3
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de abril de 1999
Por Dinoel Marcos de Abreu 
São Paulo, 21 (AE) - O São Paulo ampliou sua vantagem na liderança do Grupo 3 do Paulista ao vencer a Portuguesa por 2 a 0, hoje, no Morumbi. Invicto, o Tricolor tem 23 pontos ganhos em 9 jogos. O resultado pode complicar a situação da Lusa, que permanece na terceira colocação do grupo com 16 pontos em 9 jogos. Foi o jogo de número 2000 da Lusa. Os gols foram de Dodô e Warley, mas o goleiro Rogério Ceni, com grandes defesas, foi o destaque do jogo.
A equipe do técnico Paulo César Carpegiani teve uma atuação inteligente. No segundo tempo, com a expulsão de Warley, aos 9 minutos, soube jogar na defesa para explorar os contra-ataques e teve a sorte de fazer 2 a 0, no momento em que o adversário estava tentando o empate.
A Portuguesa começou com boa organização no meio-de-campo e explorando a habilidade do meia Hernani, um jogador de boa estatura e com passadas largas. Aos 6, ele ganhou uma jogada pela esquerda e fez o passe para Augusto que errou o cruzamento para Reinaldo. Mas o São Paulo, aos 8, quase marcou com Serginho. O lateral avançou pela esquerda, ganhou da defesa da Lusa, e chutou a bola para fora.
Outra boa jogada da Portuguesa ocorreu aos 17: Hernani dominou a bola e fez o passe para Márcio Goiano. O lateral chutou para fora. O São Paulo, porém, fez 1 a 0 com Dodô, aos 22 minutos: Jorginho cobrou uma falta pela direita, Warley desviou a bola de cabeça para Dodô chutar e marcar seu sétimo gol na competição.
A equipe do técnico Zagallo sentiu o 1 a 0, e deu espaço para o adversário no meio-de-campo. Com jogadas de velocidade, o Tricolor criou jogadas para aumentar a diferença. Em lances isolados, a Lusa assustou a defesa do São Paulo como aos 35 minutos: Reinaldo, de virada, chutou para o gol, mas Rogério fez uma grande defesa. Na sequência, Nem desviou a bola para escanteio. "Era o empate", lamentou o atacante da Portuguesa, no fim do primeiro tempo. "Mas Rogério provou novamente que é um excelente goleiro."
O técnico Paulo César Carpegiani, do São Paulo, foi obrigado a fazer uma substituição no intervalo: Nem, machucado, não voltou para o segundo tempo. Ele foi substituído por Wilson. A Portuguesa criou uma boa jogada aos seis minutos, num chute de Alexandre, que Rogério defendeu.
Depois, aos 9, o São Paulo ficou com um jogador a menos, por causa da expulsão de Warley. Ele havia levado o cartão amarelo num lance anterior, porque tocou a mão na bola. Posteriormente, o atacante chutou para o gol com o jogo paralisado pelo juiz Sálvio Spinola Fagundes Filho, que marcou impedimento na jogada. Apesar de perder um atacante, o Tricolor quase fez 2 a 0 aos 17 minutos, numa jogada de contra-ataque: Serginho avançou em velocidade pela esquerda, chutou para o gol. A bola saiu para fora.
A partir dos 20, o São Paulo recuou para garantir o resultado, enquanto a Portuguesa, automaticamente, avançou para tentar o empate.
Aos 24, Rogério fez a defesa mais bonita da partida ao desviar um chute de Hernani para escanteio. Alexandre, da Lusa, cumprimentou o goleiro do São Paulo pela defesa. Aos 27, Carpegiani fez a segunda substituição ao tirar Jorginho e pôr o zagueiro Márcio Santos, que reapareceu na equipe, depois de brigar com o técnico e ter sido perdoado por Carpegiani. Foi a estréia do zagueiro no Paulista. Nos últimos 10 minutos, a Lusa atuou na intermediária do adversário. Mas o São Paulo definiu o jogo ao fazer 2 a 0 num gol bonito de Marcelinho. Em jogada de contra-ataque, ele chutou da entrada da área. A bola entrou no ângulo. Foi o sexto gol de Marcelinho no campeonato. Ficha Técnica Gols - Dodô, aos 22 do 1.º; Marcelinho, aos 43 do 2.°. São Paulo - Rogério Ceni; Nem (Wilson), Bordon e Edmílson; Jorginho (Márcio Santos), Carabalí, Carlos Miguel (Souza), Marcelinho e Serginho; Dodô e Warley. Técnico - Paulo César Carpegiani. Portuguesa - Márcio; Márcio Goiano, Émerson, César e Augusto (Messias); Pintado, Carlinhos, Alexandre (Da Silva) e Evandro; Hernani e Reinaldo (Adriano). Técnico - Zagallo. Juiz - Sálvio Spinola Fagundes Filho. Cartão amarelo - Augusto e Jorginho. Cartão vermelho - Warley (9 do 2.°). Renda - não divulgada. Público - não divulgado. Local - Morumbi.


