São Paulo vence e é líder isolado no Rio-SP
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de janeiro de 2000
Rio, 29 (AE) - Com um aproveitamento de 100% - 9 pontos em três jogos - , o São Paulo praticamente garantiu uma vaga para a segunda fase do Torneio Rio-São Paulo, ao vencer o Botafogo por 3 a 2, hoje à tarde, no Maracanã. A equipe paulista definiu o resultado no primeiro tempo. Na etapa final, porém, sem o atacante França, que deixou o campo machucado, o São Paulo quase cedeu o empate para os cariocas, agora na segunda posição do Grupo A, com 6 pontos.
O Tricolor começou com força total. Logo aos 2 minutos, o zagueiro Jorge Luís, pressionado pelo ataque adversário, fez gol contra. Aos 8, França aproveitou uma desatenção da defesa botafoguense e marcou o segundo, após um cruzamento de Marcelinho pela esquerda. Foi o quinto gol do atacante, artilheiro isolado da competição.
A reação do Botafogo surgiu dois minutos depois, num arremate do atacante Rodrigo da entrada da área. A bola desviou no zagueiro Wilson e enganou o goleiro Rogério: 2 a 1. Apesar de tantos gols em um período de tempo pequeno, a partida foi monótona. Os cariocas abusaram do número de faltas. Numa delas, aos 29, Sandro, que já tinha cartão amarelo, atingiu França por trás.
O atacante, com dores no pé, deixou o campo de maca. Em seguida, foi substituído por Carlos Miguel. Na cobrança de falta
Evair ampliou, em um belo chute, indefensável para Wagner. No segundo tempo, contudo, o São Paulo sentiu a falta de França e ficou recuado no campo de defesa. Os meias - Marcelinho, Souza e Carlos Miguel -, lentos, não conseguiam puxar o contra-ataque.
A melhor oportunidade veio com Marcelinho, aos 23 minutos, que acertou a bola na trave. O Botafogo passou a pressionar e diminuiu aos 33, com um gol de pênalti de Sérgio Manoel. Raí entrou no lugar de Souza e deu maior força ao meio-de-campo. Os cariocas buscaram o empate até o final, mas não conseguiram, para o desespero do técnico Joel Santana. Na quarta-feira, o São Paulo enfrentará o Santos, enquanto que o Botafogo vai receber o Flamengo. Ficha Técnica: Gols Jorge Luís (contra) aos 2, França aos 8, Rodrigo aos 10 e Evair aos 30 minutos do primeiro tempo; Sérgio Manoel (pênalti) aos 33 minutos do segundo. Botafogo Wagner; Renato (Caio), Jorge Luís, Sandro e Misso (Leandro Augusto); Marcelinho Paulista, Reidner, Djair e Sérgio Manoel; Rodrigo e Zé Carlos (Silvio). Técnico Joel Santana. São Paulo Rogério; Belletti, Wilson, Paulão e Ricardinho; Edmílson, Vágner, Souza (Raí) e Marcelinho; França (Carlos Miguel) e Evair. Técnico Levir Culpi. Juiz Paulo César de Oliveira (SP). Cartão amarelo Sandro, Djair, Leandro Augusto, Reidner, Ricardinho, Wilson, Paulão, Marcelinho e Evair. Renda e Público Não divulgados. Local Maracanã.