SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Campeão da Copa do Brasil e distante da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o São Paulo vê 2024 cada vez mais perto, mas a semana de data Fifa é crucial antes do planejamento para a próxima temporada.

O clube tricolor só volta a jogar no dia 18, quando encara o Goiás, fora de casa, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e os dias sem uma partida oficial podem resolver algumas pendências.

DIAS DECISIVOS: PARA QUEM?

Lucas

Ídolo da torcida, o camisa 7 terá tempo livre para decidir se fica ou não no clube para a próxima temporada. O meia só assinou vínculo até o fim de 2023, mas indicou recentemente que "há muita chance" de permanecer no São Paulo —os próximos dias serão cruciais para selar uma renovação.

Rafinha

Outro que precisa conversar com a diretoria é o lateral-direito de 38 anos, que já confirmou a aposentadoria do futebol em 2024. A indefinição ocorre justamente na imprecisão da data em que ele vai pendurar as chuteiras, e a data Fifa alivia o calendário para Rafinha tomar, com a cabeça fria, uma decisão sobre o futuro.

Arboleda

O período de folga pode servir para o equatoriano se recuperar de uma nova lesão, desta vez sofrida na final da Copa do Brasil. O zagueiro, que não foi convocado por sua seleção, tem um problema na coxa e "ganhou" dias valiosos para sanar o problema e retomar a titularidade antes do fim da temporada.

Pato

Pouco utilizado por Dorival Júnior, o atacante de 34 anos terá tempo para evoluir fisicamente e mostrar ao treinador que é capaz de comandar o ataque são-paulino em uma futura ausência de Calleri. Pato tem vínculo com o Tricolor até dezembro e, por enquanto, não há qualquer conversa sobre renovação.

James Rodríguez

Convocado pela seleção colombiana, James perderá uma série de treinos no CT da Barra Funda. Ele vai defender seu país amanhã, contra o Uruguai, e na terça (17), diante do Equador. Boas atuações na data Fifa podem garantir mais minutos do meia, que ainda não engrenou na equipe paulista.