SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O São Paulo iniciou agosto com a importante vitória sobre o Ceará, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas daqui até o final do mês o time tricolor terá uma sequência de jogos que vão determinar os rumos do clube no restante da temporada.

O próximo compromisso do clube tricolor é contra o Flamengo, neste sábado (6), no Morumbi, em São Paulo (SP), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O que pode ajudar a enfrentar a maratona que se aproxima -além do reforço do meia Giuliano Galoppo e do atacante Nahuel Bustos e da iminente chegada do zagueiro Nahuel Ferraresi -, é a recuperação dos lesionados, que podem dar ao técnico Rogério Ceni mais opções, tanto na hora de escalar o time titular quanto ajudar no rodízio do elenco.

Depois de contar com o retorno de Nikão e Miranda, algumas rodadas atrás, Andrés Colorado e Reinaldo ficaram à disposição no jogo com o Ceará. Patrick e Alisson treinaram durante toda a atividade desta quinta-feira (4) e estão perto de voltar de ficar à disposição no banco de reservas.

A esperança no São Paulo é que Jandrei volte a tempo de ser titular contra o América-MG, dia 18, pela Copa do Brasil. Os maiores problemas então seriam Luan, que ainda não completou toda a transição para o campo. Já Arboleda e Caio, que precisaram passar por cirurgia, só devem voltar ao time em 2023.

Depois da vitória sobre o Ceará por 1 a 0, no Morumbi, o foco tem de ser a recuperação no Campeonato Brasileiro, onde a equipe não vence há cinco jogos. E na última partida, uma derrota para o Athletico-PR, com direito a pouca produção ofensiva. Nas próximas três rodadas do Brasileiro, o São Paulo terá Flamengo (sábado), Red Bull Bragantino (dia 14), ambos em casa, e visitará o Santos, (dia 21), na Vila Belmiro.

Entre os jogos contra Flamengo e Red Bull Bragantino, o São Paulo decide a classificação na Sul-Americana contra o Ceará, no dia 10, podendo empatar para avançar à semifinal. Mesmo cenário do duelo diante do América-MG, valendo classificação para a semifinal da Copa do Brasil, que será disputado no meio da semana dos jogos contra Bragantino e Santos.

"A vantagem é muito pequena. Você a tem, faz com que o adversário, às vezes, se exponha um pouco mais. Corra risco, porque se tomar um gol a vantagem aumenta. Mas é muito pequena. O América-MG esses dias virou um jogo que estava perdendo por 3 a 1. O Ceará virou um jogo contra o Corinthians que estava perdendo, para 3 a 1. Quer dizer, o Ceará contra o Palmeiras, até o último minuto pressionando o Palmeiras. Imagine então como será difícil. Os dois jogos bem complicados. Nas duas competições", analisou o comandante tricolor.

"Nas duas próximas quartas-feiras posso te dizer como foi o balanço [do ano até aqui]. No futebol brasileiro, o balanço não se faz pelo que você joga, e sim se você se classifica, ou não. Se classificar, fantástico. Se não classificar em nenhuma das duas [competições], é terrível. No futebol brasileiro, não tem avaliação sobre trabalho", completou Ceni.

Se avançar na Sul-Americana e na Copa do Brasil, o calendário em agosto ficará ainda mais apertado, já que o time faria a primeira partida da Copa do Brasil provavelmente no dia 24 e o duelo da competição continental deverá ser marcado para o dia 31 deste mês.

Para a partida deste sábado, Ceni ainda não poderá contar com Bustos, apresentado oficialmente nesta sexta-feira (5). Uma possível escalação do São Paulo tem: Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Pablo Maia, Galoppo, Nikão, Talles Costa (Patrick) e Reinaldo; Calleri.

O Flamengo, por sua vez, vem de vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, pela Libertadores, e antes disso, goleada por 4 a 01 contra o Altético-GO, pelo Brasileiro. O time rubro-negro busca manter o bom momento para se manter na disputa pelo G4 -o clube ocupa a quinta posição, com 33 pontos, mesma pontuação do Internacional, em sexto, e um a menos do que o Athletico-PR, em quarto.

Neste sábado, o técnico Dorival Júnior deve ir a campo com time semelhante ao da vitória sobre o Atlético-GO. O lateral uruguaio Varela, recém contratado, apareceu nesta sexta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas não foi relacionado para a partida, assim como o volante chileno Erick Pulgar, outra contratação recente. Na avaliação da Comissão técnica, ambos tiveram pouco contato com o elenco.

Portanto, uma possível escalação do Flamengo tem: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Marinho, Everton Cebolinha e Lázaro.

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Horário: Às 20h30 (de Brasília) deste sábado (6)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)

VAR: Adriano Milczvski

Transmissão: Premiere