SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O São Paulo teve a chance de participar da ação promovida pela Adidas para a comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Flamengo e Internacional lançaram nesta quarta-feira (17) uma camisa alvinegra feita pela empresa alemã.

As peças dos dois clubes são quase idênticas, majoritariamente preta e com detalhes em branco. Segundo apurou a reportagem, o São Paulo não aprovou as cores e o material do modelo que foi proposto pela Adidas.

Por não ser um traje que seria usado em jogos oficiais, ele não precisa passar pela aprovação do Conselho Deliberativo. O clube diz preparar ações próprias para o Dia da Consciência Negra, mas sem relação com a fornecedora de material esportivo.

Procurada pela reportagem, a empresa alemã se posicionou por meio de nota oficial. "Para todas as temporadas, a adidas trabalha de maneira conjunta com seus clubes parceiros na criação e aprovação dos uniformes de jogo, treino e roupas de viagem, ficando a critério do regimento de cada clube a definição sobre o uso de terceiras camisas e/ou uniformes comemorativos."

Esse não é o primeiro desencontro entre São Paulo e Adidas. A relação está estremecida há algum tempo. Somente em 2021 foram pelo menos três atritos entre empresa e clube por causa de produtos.

O mais recente aconteceu no mês passado. A empresa alemã atrasou a entrega dos modelos de camisas rosas feitas para o Outubro Rosa, de conscientização do combate ao câncer de mama. O São Paulo recebeu os trajes apenas na segunda metade do mês, o que atrapalhou as campanhas elaboradas pelo clube.

Em julho, o clube paulista ficou fora de um vídeo comemorativo pelos 30 anos da Copa do Mundo. O conselho são-paulino discordou do modelo proposto pela empresa alemã e não houve acordo.

Em setembro, um modelo de tênis com o escudo do São Paulo foi comercializado pela Adidas em algumas lojas físicas da cidade paulistana e irritou a diretoria do clube. O produto tinha sido vetado no início deste ano pela cúpula são-paulina porque o símbolo não seguia os padrões oficiais —as letras estavam distorcidas, maiores do que deveriam.

A Adidas está em sua terceira passagem como fornecedora oficial do São Paulo. O atual contrato foi assinado em 2018, substituindo a Under Armour, e se encerra em dezembro de 2023.