Rio - Líder do Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrenta nesta noite no Maracanã um adversário em crise: o São Paulo, que atravessa um verdadeiro inferno astral desde a retomada da competição, após uma paralisação de 40 dias para disputa da Copa do Mundo. Os tricolores do Rio querem aproveitar a má fase do time paulista para manter a fase vitoriosa e dar mais um passo em direção ao tão esperado título nacional.
No duelo com a melhor equipe do campeonato, o São Paulo reencontrará velhos conhecidos. A começar pelo técnico Muricy Ramalho, que levou o time a três títulos consecutivos do Brasileirão (2006 a 2008). Além dele, estarão em campo dois jogadores que trocaram o Morumbi pelas Laranjeiras há pouco tempo: o zagueiro André Luís e o atacante Washington, que não esconde uma certa mágoa.
''Não perdi o meu futebol, ele continua o mesmo. O Fluminense está sabendo me aproveitar melhor e é preciso ter inteligência para saber fazer isso. O clube tem e estou aproveitando. No São Paulo trabalhei com Muricy, mas ele acabou saindo. Se estou bem novamente, ele tem grande parcela nisso porque está sabendo me aproveitar'', afirmou Washington, que já marcou quatro vezes desde seu retorno ao time carioca, que havia defendido na temporada 2008.
Apesar da situação complicada que atravessa o São Paulo, Washington não espera por facilidades no jogo desta noite. ''O São Paulo não vai lutar contra o rebaixamento, apesar de estar numa situação delicada no campeonato. O time está se arrastando desde antes da Copa Libertadores. O estopim estava aceso e, depois da competição, estourou a bomba. Temos de nos preocupar porque time em situação ruim costuma complicar os adversários'', alertou o atacante, que no jogo de hoje não terá a companhia de Emerson, suspenso.
Muricy ''quebra a cabeça'' para definir o substituto do Sheik. Rodriguinho, que seria a opção natural, parece não estar com moral junto ao treinador, que segue sem Fred, no departamento médico. ''Não temos alguém parecido com Emerson. Procuramos um velocista no mercado e não encontramos. Tenho feito vários jogos contra os juvenis e os juniores para tentar descobrir alguém. Não sei ainda quem escalar, estamos estudando as possibilidades. Sem Emerson a gente perde a profundidade'', explicou Muricy Ramalho, que pode colocar o meia Marquinho no time e adiantar Conca.
Do lado são-paulino, o técnico interino Sérgio Baresi pretende mexer o menos possível no time, em relação àquele que empatou sem gols com o Vasco, no Morumbi, quarta-feira. A única dúvida é o atacante Ricardo Oliveira, com uma tendinite no joelho esquerdo. Se for vetado, Fernandão fica com a vaga. ''A tendência é que se houver alguma modificação que seja uma no máximo. Agora estou trabalhando da seguinte forma: analiso o jogo, vejo o adversário e quem está rendendo mais no meu time para escalar'', finalizou o treinador.




NO RIO DE JANEIRO

Fluminense

Fernando Henrique; Mariano, André Luís, Leandro Euzébio e Júlio César; Fernando Bob, Diogo, Deco e Conca; Washington e Rodriguinho (Marquinho). Técnico: Muricy Ramalho

São Paulo

Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Casemiro, Richarlyson e Marcelinho; Fernandinho e Fernandão. Técnico: Sérgio Baresi

Árbitro: Leandro Vuaden (FIFA-RS)
Estádio: Maracanã
Horário: 18h30

mockup