São Paulo quer retomar liderança provisória
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de outubro de 2009
Giuliander Carpes<br> Agência Estado 
São Paulo - Um perito no formato de pontos corridos contra um novato na Série A, que alterna grandes atuações com outras pouco expressivas. O São Paulo enfrenta o Barueri, às 18h30, no Morumbi, hoje, com a expectativa de assumir mais uma vez a liderança do Brasileiro e deixar o Palmeiras na delicada incumbência de ganhar um clássico com o Corinthians para seguir na ponta.
O confronto com o 11º colocado da competição poderia parecer, à primeira vista, simples. O Barueri não tem mais muitas ambições no Brasileiro. Não corre risco de rebaixamento, mas sonha em se classificar para a Copa Sul-Americana e disputar o primeiro torneio internacional de sua curta história. ''Este campeonato é tão equilibrado que mesmo as equipes que não estão brigando por nada dão trabalho'', opina, cauteloso, o técnico Ricardo Gomes.
O time do Barueri é mesmo capaz de boas surpresas. A última delas foi bater o Flamengo (2 a 0), na rodada passada, tendo impedido o rival de ingressar no G-4. ''As diferenças entre as equipes da ponta e as demais são claras, mas só são percebidas no longo prazo'', ressalta o treinador são-paulino. ''O lanterna (Fluminense) dominou e venceu (2 a 1) o terceiro colocado (Atlético-MG). É difícil que estes acidentes ocorram o tempo todo, mas, num único jogo, tudo pode acontecer.''
Para colocar mais fogo no jogo, jogadores do Barueri admitiram que receberam gratificação do Cruzeiro para vencer os cariocas, a chamada ''mala branca''. Incentivo que, nos bastidores, pode até ser repetido para este sábado, apesar do afastamento do atacante Val Baiano e do goleiro René, que admitiram o esquema. ''Podem pagar quanto quiserem para o Barueri. A motivação do São Paulo sempre vai ser muito maior. Jogamos pensando no título'', afirma o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha.
A confiança são-paulina se baseia nos últimos três títulos seguidos e numa arrancada que parece ter se iniciado com a vitória sobre o Santos (4 a 3) e se consolidado diante do Internacional (1 a 0).
O São Paulo terá apenas um desfalque diante do Barueri: Richarlyson, que sofreu um estiramento muscular na coxa direita. Mesmo depois da ótima atuação de Bosco contra o Internacional, o goleiro Rogério Ceni retoma seu lugar no time tirular. Washington, autor de dois gols nos dois últimos jogos, segue no ataque.


