SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O São Paulo recebe o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nesta quinta-feira (19), às 21h30, no Morumbi, em partida pela quinta rodada rodada da Copa Sul-Americana. O time tricolor está na liderança do Grupo D, com dez pontos. Everton, do Chile, com cinco, Ayacucho, do Peru, com quatro, e Jorge Wilstermann, com dois, seguem atrás na tabela. Faltando dois jogos, o São Paulo depende apenas de dois pontos para passar de fase.

Se vencer o duelo desta quinta-feira contra a equipe boliviana, o São Paulo assegura a sua vaga nas oitavas. O time comandado por Ceni ainda pode garantir a classificação antes mesmo de entrar em campo nesta semana. Para isso, fica dependendo do resultado do confronto desta quarta-feira (18) entre Everton e Ayacucho.

Caso a partida entre os adversários termine empatada, o time paulista não poderá mais ser ultrapassado por nenhum dos dois. Se o time peruano vencer os chilenos, chegará aos sete pontos, mas não conseguirá mais assumir a liderança se o São Paulo apenas empatar com o Jorge Wilstermann. Em caso de vitória do Everton, a classificação será decidida na última rodada.

O São Paulo só não irá para as oitavas caso perca os dois jogos restantes, ou empate um e perca o outro, e o Everton vença duas em sequência. No caso de dois reveses seguidos para Wilstermann e Ayacucho, o São Paulo estaciona nos dez pontos e pode ser ultrapassado pelo Everton, que pode chegar aos 11.

Se somar apenas mais um ponto, o clube tricolor pode ser igualado pelos chilenos, e aí contará o critério de desempate. Atualmente, o saldo do São Paulo de cinco gols, bastante superior ao do Everton, de um negativo.

Além disso, se o São Paulo perder as duas e o Ayacucho ganhar os jogos restantes, ambos terão os mesmos dez pontos, e o desempate será no saldo. Neste momento, os peruanos estão zerados neste quesito.

CENI DESTACA ATUAÇÃO DE REFORÇOS

O técnico Rogério Ceni aprovou as atuações dos meias André Anderson e Nikão no segundo tempo da vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Cuiabá no domingo (15), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

A dupla de contratações de 2022 entrou na etapa final e foi decisiva para a virada do time tricolor. Emprestado pela Lazio (ITA), André foi o reforço mais recente. Nikão chegou no início do ano do Athletico-PR e sofreu com lesões.

"Nikão entrou muito bem no jogo. Ficou parado muito tempo por causa de lesão no tornozelo. Volta agora e fez alguns treinamentos separados para entrar em ritmo. Hoje não aguentaria o jogo todo, mas achei que aguentaria boa parte do segundo tempo. Primeiro entrou aberto e depois o Rigoni ocupando a função que ele fazia. Teve a felicidade do gol e deu a assistência para o André. Foi participativo, com viradas de jogo, boa proteção. Foi uma das melhores participações e esperamos contar mais com ele. Deu bons sinais hoje [domingo]", disse Ceni.

"André Anderson é uma pena não termos a Sul-Americana para ele. Se tivéssemos, estaria em melhor estágio. Tem boa condução, arranque e finalização. Vimos que dominaríamos o jogo no segundo tempo e colocamos ele, recuando o Igor. Há alguns ajustes táticos a fazer, essa função mais próxima dos atacantes exige colaboração defensiva maior. Como Cuiabá esteve boa parte com 10, facilitou o trabalho dele. Lamento não tê-lo na Sul-Americana pois teria desenvolvido bem mais. Esperamos, nesse rodízio, usarmos cada vez mais o André", completou.

Na última semana, o São Paulo negociou dois jogadores: o goleiro Tiago Volpi para o Toluca (MEX) e o atacante Marquinhos para o Arsenal (ING).

Sem Volpi, o goleiro Thiago Couto, de 23 anos, será a reposição de Jandrei. O contrato dele termina em 30 de junho de 2022 e deve ser renovado.

"Temos o Thiago Couto, um goleiro que vejo saber jogar bem com os pés. Calmo e tranquilo, está para renovar o contrato que depende dele e do empresário. Não conversei com goleiro e não fomos atrás de nenhum. Vamos analisar até julho. Até lá, é especulação. A princípio, Couto é o segundo goleiro. Se corresponder, pode ser o segundo em definitivo e não precisaríamos gastar dinheiro", concluiu Ceni.

Para a partida desta quinta-feira, Ceni deve mandar uma equipe mista a campo, considerando a posição positiva do São Paulo no campeonato. Uma provável escalação inicial do clube tem: Thiago Couto (Jandrei), Igor Vinícius, Miranda, Léo, Reinaldo; Gabriel, Talles Costa, Igor Gomes, Nikão; Eder e Rigoni.

O Jorge Wilstermann, comandado pelo uruguaio Sergio Migliaccio, deve ir a campo com: Poveda; Ballivián, Echeverría, Ortíz e Rodríguez; Villarroel, Anez, Serginho e Pérez; Chávez e Osorio.

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (19)

Árbitro: Angel Arteaga (VEN)

Transmissão: Conmebol TV