O São Paulo não teve dificuldades para bater o Goiás por 4 a 0 neste domingo (13), na Serrinha, em Goiânia. Os visitantes controlaram o confronto da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro do começo ao fim e, com tranquilidade, construíram a vantagem com os gols de Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan. Apesar do resultado, o São Paulo ficou sem a sonhada vaga na Libertadores em 2023.

Luciano marcou um dos gols do São Paulo em Goiânia, mas Tricolor fica fora da Libertadores em 2023
Luciano marcou um dos gols do São Paulo em Goiânia, mas Tricolor fica fora da Libertadores em 2023 | Foto: Carlos Costa/Futura Press/Folhapress

O Tricolor não dependia apenas de sim e precisava combinar a vitória com tropeços de pelo menos três rivais: Botafogo, América-MG e Fortaleza. O time carioca perdeu, o mineiro só empatou, mas o cearense venceu o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, e ficou com a oitava vaga, a última na Pré-Libertadores na próxima temporada. Com 54 pontos, o São Paulo terminou em nono. O Santos fechou o Brasileiro apenas em 12º.

Quem também vai para a fase preliminar da Libertadores é o Atlético Mineiro, que venceu o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena, com gol do chileno Vargas, cobrando pênalti. O Galo terminou em sétimo e o Timão em quarto, com 65 pontos. Após a partida, o presidente corintiano, Duílio Monteiro, informou que o técnico Vítor Pereira não irá renovar com o clube para 2023, a pedido do próprio treinador. O dirigente não informou quais são os possíveis nomes para dirigir a equipe na próxima temporada.

Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico venceu o Botafogo por 3 a 0 e garantiu o sexto lugar e a última vaga na fase de grupos da Libertadores. Os outros cinco brasileiros nesta fase já estavam garantidos: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo.

O Palmeiras, campeão na 35ª rodada, se despediu do Brasileiro com derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio. Com gols de Maurício, Alemão e Braian Romero, o colorado confirmou o vice-campeonato e terminou com 73 pontos. O Verdão fechou com 81 pontos e apenas três derrotas no Brasileiro. O revés em Porto Alegre foi o primeiro do Palmeiras como visitante na competição.

ZR

Na parte de baixo da classificação, o Atlético-GO empatou com o América-MG, em Belo Horizonte, por 1 a 1 e foi o último rebaixado para a série B. O Cuiabá se livrou ao vencer o Coritiba por 2 a 1. Já haviam caído o Juventude, o Avaí e o Ceará.

Jogo

O São Paulo dominou a primeira etapa diante do Goiás e conseguiu abrir o placar aos 19 minutos, na cabeçada de Galoppo. Os mandantes foram dominados e chegaram com perigo apenas uma vez, com Vinícius. Durante a pausa, Calleri não estava satisfeito com o rendimento do time. Mesmo com a vantagem no marcador, o centroavante discutiu com Welington.

Depois de um bom começo do Goiás na segunda etapa, o São Paulo retomou o domínio e conseguiu ampliar a vantagem sem fazer muito esforço.Calleri recebeu de Léo pelo meio e rapidamente aciona Luciano, que ficou de frente para Tadeu e tirou do goleiro para marcar o segundo aos 25 minutos.

Seis minutos depois, Marcos Guilherme entrou sozinho na área, se enrolou e ela ficou para Talles, que devolveu para o camisa 95. Na segunda oportunidade, ele bateu firme para balançar a rede.Já nos acréscimos, Juan recebeu de Talles em velocidade e avançou para deixar o dele e a vitória se transformar em goleada. (Com Folhapress)

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 0 x 4 SÃO PAULO

Local: estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Gols: Galoppo, aos 19 minutos do primeiro tempo (SPA); Luciano, aos 25 minutos do segundo tempo Marcos Guilherme, aos 31 minutos do segundo tempo (SPA), e Juan, aos 45 minutos do segundo tempo (SPA).

GOIÁS
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Hugo (Henrique Lordelo); Auremir (Renato Junior), Matheus Sales (Danilo Barcelos) e Marquinhos Gabriel (Nathan Melo), Vinícius, Diego (Douglas Silva) e Nicolas. Técnico: Jair Ventura

SÃO PAULO
Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi, Léo e Welington (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Talles), Galoppo (Marcos Guilherme) e Igor Gomes; Luciano (Juan) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link