São Paulo - Em uma rápida cerimônia no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT) assinaram na sexta-feira um acordo em que o Estado cede, por 99 anos, a área do Parque Esportivo do Trabalhador para a construção de um centro olímpico na zona leste da capital paulista. A ideia é que o local sirva para o treinamento de atletas brasileiros, e também estrangeiros, em busca de adaptação na véspera dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.
O governo paulista cederá o espaço e as obras serão feitas pela prefeitura de São Paulo. "Estamos correndo contra o tempo, sabemos que algumas providências já deveriam estar sendo tomadas", disse Haddad, ressaltando que o projeto não estava previsto, mas que enxergou nele uma boa oportunidade.
O Parque Esportivo do Trabalhador, local onde será construído o centro de alto rendimento, é uma área de 280 mil meros quadrados localizada no Tatuapé, na zona leste da capital paulista. A área, que pertence ao Estado de São Paulo, já estava sob responsabilidade da prefeitura desde 2009. O que o novo acordo modifica é a duração da cessão, que agora vai até 2112.

mockup