São Paulo - Mais do que conseguir a classificação para as semifinais na Copa do Brasil, o São Paulo entra em campo no estádio Serra Dourada, em Goiânia, nesta quarta-feira, às 21h50, em busca da paz entre Emerson Leão e a diretoria, abalada desde a eclosão do afastamento de Paulo Miranda. O episódio ganhou tantos desdobramentos que o treinador agora se vê ameaçado de perder o emprego mesmo perto de levar a equipe para a derradeira fase antes da final.
Durante a semana, Leão precisou falar muito mais do tiroteio com os dirigentes do que da partida. O clima voltou a esquentar após a derrota por 4 a 2 para o Botafogo, na estreia no Campeonato Brasileiro, e o técnico precisou vir a público dizer que não temia ser demitido e que não possui qualquer multa rescisória com o clube tricolor, mas sabe que a diretoria ficaria sem argumentos para demiti-lo caso se classifique para a semifinal e não pretende voltar de Goiânia com outro resultado.
A vitória por 2 a 0 no duelo de ida permite uma derrota por um gol de diferença ou até dois, desde que o São Paulo marque ao menos uma vez (se o Goiás repetir o placar de 2 a 0, o jogo vai para os pênaltis). Por isso, a equipe deve entrar precavida, mas sem se esquecer do ataque. O plano de jogo passa por marcar pelo menos uma vez e os próprios jogadores reconhecem que a situação dos goianos ficará muito difícil caso sejam vazados. ''Eles provaram que não são bobos. Precisamos jogar com inteligência, fazer um ou dois gols e matar essa empolgação deles logo'', aconselhou o meia Jadson.
O São Paulo tem os desfalques de Paulo Miranda e Denilson, mas é o volante quem mais preocupa Leão. Como não tem à disposição jogadores que desempenhem a função de marcadores, o técnico terá de escolher entre improvisar um atleta na função ou mudar o esquema tático para acomodar três zagueiros. Esta parece ser a opção mais viável e Bruno Uvini foi testado ao lado de Rhodolfo e Edson Silva. Caso decida não alterar a estrutura tática, Maicon é o mais cotado para ocupar o posto de titular.
Se ainda alimentam dúvidas sobre a formação que estará em campo, os jogadores sabem que não podem repetir as muitas desatenções na derrota sofrida para o Botafogo para evitar ver a classificação escapar por entre os dedos. Luis Fabiano cobrou uma equipe mais ''cascuda''.
Perto de conquistar a vaga, o São Paulo tenta também retomar definitivamente os dias de tranquilidade, missão que parece mais complicada do que o próprio Goiás. Se Leão voltar de Goiânia classificado, certamente terá mais calma para trabalhar e poderá parar de responder diariamente se fica ou não no clube. Difícil imaginar alguém que queira mais isso do que ele.





EM GOIÂNIA

Goiás

Harlei; Peter, Rafael Tolói, Ernando e Egídio; Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ramon e Thiago Humberto; Ricardo Goulart e Iarley. Técnico: Enderson Moreira

São Paulo

Denis; Bruno Uvini, Rodolfo e Edson Silva; Douglas, Casemiro, Cícero, Jadson e Cortez; Lucas e Luis Fabiano. Técnico: Emerson Leão

Árbitro: Fabricio Correa (RS)
Estádio: Serra Dourada
Horário: 22 horas

Imagem ilustrativa da imagem São Paulo busca vaga e paz em Goiânia
mockup