São Paulo, 17 (AE) - O São Paulo precisou de apenas 19 minutos, diante do frágil Sport, para devolver ao torcedor a esperança de uma classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, façanha que o clube não conquista há quatro anos. O Tricolor, que chegou aos 29 pontos em 18 jogos, goleou os pernambucanos por 4 a 1, hoje à tarde, no Morumbi. O atacante França, autor de três gols, foi o destaque da partida. "O time, finalmente, convenceu e me sinto um pouco responsável por essa vitória", revelou o jogador.
No início do jogo, contudo, o São Paulo deu um susto nos poucos fãs que se aventuraram a ir ao estádio num dia frio e chuvoso. O Sport, em contra-ataques comandados por Juninho Petrolina, criou duas boas chances de marcar. O goleiro Paulo Sérgio salvou a equipe. Os paulistas, tecnicamente superiores, responderam com toques rápidos e precisos, chegando com facilidade à área adversária.
Aos 6 minutos, França, livre de marcação, recebeu passe de Raí e arrematou com um chute sutil, no canto direito do goleiro Albérico. Aos 12, foi a vez de Jorginho deixar Carlos Miguel, pela ponta-esquerda, em condições de fazer o segundo gol, numa finalização quase sem ângulo. Os zagueiros do Sport, Márcio e Sandro Blum, perdidos em campo, foram uma presa fácil para o ataque são-paulino. Aos 19 minutos, França ampliou, aproveitando um lançamento de Marcelinho.
Com uma larga vantagem no placar, os jogadores do São Paulo diminuíram o ritmo e permitiram a reação pernambucana ainda no primeiro tempo. Aos 37, Márcio cobrou falta da entrada da área, no ângulo: 3 a 1. "O time acomodou-se, perdeu o meio-de-campo e deixou o Sport ficar tocando a bola", explicou Raí, no intervalo. O São Paulo, no entanto, não voltou bem para a etapa final e quase foi surpreendido.
O zagueiro Paulão fez pênalti em Leonardo, aos 15 minutos. O próprio atacante bateu, mas Paulo Sérgio defendeu. De vilão, nos dois jogos anteriores, o goleiro tornou-se o herói da partida, com direito a receber aplausos. "Foi uma recompensa pelo meu esforço", disse Paulo Sérgio. O Tricolor, então, cresceu na partida e chegou ao quarto gol momentos depois, mais uma vez com França, desta vez de pênalti. Foi o 15.º gol do atacante na competição.
"Provamos que ainda estamos vivos no Brasileiro", destacou o zagueiro Nem. "Agora, só precisamos vencer mais dois jogos", completou Marcelinho. A próxima partida do São Paulo será no dia 30, diante do Paraná, em Curitiba. Paulão, suspenso, está fora do jogo. O técnico Paulo César Carpegiani quer aproveitar a folga de 13 dias na tabela para acertar a equipe e ter a volta do goleiro Rogério, que se recupera de contusão na coxa direita.
Já o Sport, com apenas 16 pontos em 17 jogos, enfrentará o Grêmio, em Porto Alegre. Hoje, o zagueiro Sandro Blum deixou o Morumbi revoltado com o juiz carioca Jorge dos Santos Travassos. "Ele disse que o Sport, por ser do Nordeste, acostumado à seca da região, não seria capaz de vencer o São Paulo na chuva", contou o zagueiro. FICHA TÉCNICA São Paulo 4 Sport 1 Gols - França aos 6 e 19, Carlos Miguel aos 12 e Márcio aos 37 minutos do primeiro tempo; França (pênalti) aos 22 minutos do segundo. São Paulo - Paulo Sérgio; Paulão, Márcio Santos e Nem; Anderson, Jorginho, Carlos Miguel (Fabiano), Raí (Souza) e Fábio Aurélio; França (Jaques) e Marcelinho. Técnico - Paulo César Carpegiani. Sport - Albérico; Dário (Wilson Gottardo), Márcio, Sandro Blum e Juninho Rodrigues; Chiquinho (Leandro), Émerson, Wallace e Nildo (Saulo); Leonardo e Juninho Petrolina. Técnico - Givanildo. Juiz - Jorge dos Santos Travassos (RJ). Cartão amarelo - Paulão, Márcio Santos, Nildo, Sandro Blum e Émerson. Renda - Não divulgada. Público - Não divulgado. Local - Morumbi.

mockup