Corre Osvaldo é um dos atletas mais velozes do time
Corre Osvaldo é um dos atletas mais velozes do time | Foto: MIGUEL SCHINCARIOL



A vitória de 5 a 0 sobre o Bolívar (BOL) no jogo de ida não mudou em nada o planejamento do São Paulo para o duelo desta quarta-feira, na altitude de La Paz. O Tricolor viaja hoje, mas a preparação já começou há algum tempo. Os treinos físicos no CT de Cotia foram realizados tentando reproduzir, na medida do possível, alguns dos efeitos que os atletas podem vir a sentir durante a partida, que será disputada a 3.600 metros acima do nível do mar.Os preparadores físicos promoveram atividades curtas e com alta intensidade.
Na última sexta-feira, por exemplo, antes do trabalho tático, os jogadores foram divididos em três grupos. Cada um ficou sob cuidado de um preparador que exigia a participação ativa de todos os atletas. Eles se movimentavam em todos os instantes e não podiam ficar parados.
A logística são-paulina foi feita de modo a ficar o menor tempo possível em La Paz. Hoje, a delegação segue para Santa Cruz de La Sierra, cidade ao nível do mar, e só irá para o local da partida na quarta-feira, horas antes do apito inicial. Depois do jogo, o elenco retornará ao Brasil rapidamente, sem dormir na cidade boliviana (veja detalhes ao lado).
Pela altitude, há menos oxigênio no ar, o que dificulta a respiração. Os sintomas costumam ser dor de cabeça, vômito e enjoo. Há atletas que precisam usar balões de oxigênio para auxiliar na respiração.
- A preocupação que a gente tem é se alguém tiver algum problema maior. Na verdade, não nos preocupa tanto quanto a isso (usar balões de oxigênio), pode ser que seja necessário, mas eu não acredito . disse o preparador físico Alexandre Lopes.
No último sábado, os titulares foram poupados do duelo com o Atlético Sorocaba, mas não tiveram folga. Pela manhã, eles treinaram e só descansaram ontem. O capitão Rogério Ceni aprovou a decisão da comissão técnica, não apenas para evitar o desgaste dos principais atletas, mas também para dar moral a quem não estava jogando.
Confirmando a classificação, o São Paulo vai entrar no grupo 3 da Libertadores, no qual também está o The Strongest, outra equipe boliviana que manda seus jogos na altitude de La Paz.

mockup