O título de campeão paranaense de futebol de salão começa a ser disputado hoje pelo Foz/Futsal e São Miguel/Maggi. Os dois times repetem a final de 1998, quando o São Miguel venceu a final, marcada por erros de arbitragem. A primeira partida da Chave Ouro será realizada às 20 horas, em Foz do Iguaçu, no Ginásio Costa Cavalcanti.
Osa dois times entram em quadra desfalcados. O São Miguel (atual campeão e dono da melhor campanha) deve sentir mais as ausências. A equipe não contará com o ala Éder, que está com o pé quebrado; e com ala Anderson, uma das estrelas do time, convocado pela seleção brasileira. O ala e pivô Marquinhos cumpre suspensão após tomar o terceiro cartão amarelo.
Diante dos problemas, o técnico Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, anunciou ontem a escalação: Vanderlei (goleiro), Paulo Evandro (fixo), Carlos André (pivô), Biro Jady (ala). A última vaga será preenchida pelo ala Manta ou Henrique.
Já o Foz/Futsal estará desfalcado do ala Giuliano, machucado na virilha. O técnico Joel de Locco não confirmou o substituto, porém a expectativa era que o ala Bela ocupe a vaga. Os outros jogadores que inicam a partida são Giuseppe (goleiro), Chita (fixo), Gilmarzinho (ala) e Fabinho (pivô).
Vantagem – Por ter feito a melhor campanha durante o campeonato, o São Miguel/Maggi tem a vantagem de jogar por três empates para levar o título. O time também será campeão se obter uma vitória e dois empates, ou é claro, duas vitórias. Já time iguaçuense luta por duas vitórias ou uma vitória e dois empates. Em caso de uma vitória para cada lado e um empate na terceira partida, será campeão quem tiver o melhor saldo de gols.
O técnico do São Miguel disse ontem que o time irá atacar desde o começo do jogo. A estratégia é aumentar a vantagem já na primeira partida para, depois, decidir o título em casa com ‘‘mais tranquilidade’’. O segundo jogo – e possível terceiro – serão disputados em São Miguel do Iguaçu (85 quilômetros ao norte de Foz).
Já o técnico do Foz/Futsal conta com o apoio da torcida para sair na frente em busca do título. Ontem à noite, o time realizou o último coletivo antes da final. Joel garantiu que a equipe está ‘‘pronta para buscar o tricampeonato’’. O Foz/Futsal foi campeão em 1996 e 1997. O São Miguel ganhou os campeonatos de 1998 (título está sub-judíce) e em 1999.
Preocupada com a reavilidade entre as duas equipes, a Polícia Militar dobrou o número de soldados para a segurança no Ginásio Costa Cavalcanti. Pelo menos 50 policiais devem vigiar os torcedores para o jogo desta noite.