Se a camisa 11 do Santos pudesse falar, ela seria apenas desaforos nos últimos meses.Após a saída de Neymar para o Barcelona, ela deixou de ser destaque, perdeu a molecagem, a ousadia, a alegria. Era só mais um símbolo. Era... Agora ela tem um novo .parça..
No triunfo sobre o Vitória, no último sábado, Gabriel, o Gabigol, de apenas 16 anos, a vestiu pela primeira vez. Era a ligação que tanto fazia falta. No primeiro encontro, gol, belas jogadas, fim do jejum de seis jogos sem vitória no Brasileirão e o sentimento mútuo de que, agora, o manto tão falado no Brasil nos últimos anos tem novo dono.
Até mesmo as tradicionais comemorações inusitadas, as dancinhas, o cabelo irreverente... Tudo estava de volta e em perfeita sintonia. Contra o Grêmio, na última quarta-feira, ele marcou gol e atuou com a 17, de forma mais discreta. A simbiose ocorreria mesmo com a camisa 11.
Estranho entender que a conexão daria tão certo, já que nas categorias de base, Gabigol levava às suas costas a camisa 9. A predileção pelo número era simples de ser explicada: foram mais de 600 gols antes de chegar aos profissionais. O destino também tratou de juntá-los. Isso porque, após a saída de Neymar, o Peixe acertou a contratação de Thiago Ribeiro, principal reforço para o segundo semestre. Seria ele o sucessor da linhagem. Seria... Nos últimos jogos, no entanto, o jogador assumiu a camisa 9, já que ocupa a vaga de Willian José.
Nem mesmo a chegada de Everton Costa, ex-Coritiba, mudou o destino da camisa 11. Em sua estreia, ele foi elogiado pelo técnico Claudinei Oliveira, mas mostrou se com características semelhantes a de um centroavante, um camisa 9.
Ciente do entrosamento, Gabriel espera permanecer entre os titulares e quer, de vez, a 11 para si. O caminho a percorrer ainda é longo: nem a titularidade, na quarta, está garantida para a promessa (ler ao lado).
- Ainda tenho muito o que aprender, mas dá para continuar no time, com essa camisa. O Santos está ganhando e fico feliz por tudo. Agora é priorizar esse momento e colocar o Santos lá em cima, que é o seu lugar.
Se Claudinei Oliveira pudesse ouvir a opinião da camisa 11....

mockup