Santos - Em um clássico esvaziado pela ausência dos principais jogadores das duas equipes, brilhou a única estrela que restou. Com um gol do atacante Borges, aos 30 minutos do segundo tempo, o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 ontem, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 28 rodada do Brasileirão. O gol (20º do artilheiro da competição) pôs fim a um jejum de sete jogos sem vitória santista sobre o rival.
O resultado dá novo ânimo ao Santos, que vinha de três derrotas seguidas no campeonato, mas o sonho de brigar pelo título brasileiro ainda está distante - o time soma 38 pontos. Já o Palmeiras parou nos 40 pontos e ficou bem mais longe da Libertadores de 2012.
Com diversos desfalques, Muricy Ramalho e Luiz Felipe Scolari tiveram que se virar com o que tinham em mãos. O técnico do Palmeiras optou por escalar a sua equipe com três zagueiros e o meia Pedro Carmona sozinho na armação. Já o Santos foi a campo com o novato Crystian na lateral-direita e quatro volantes no meio-campo.
A ausência das estrelas fez com que o primeiro tempo fosse de pouca qualidade. Mesmo assim, o jogo teve emoções. Só bolas no travessão foram duas.
A primeira foi de Marcos Assunção. Aos nove minutos, ele cobrou falta de longe e surpreendeu Rafael ao mandar direto para o gol, quando todos esperavam o cruzamento. O goleiro do Santos tocou com a ponta dos dedos e viu a bola explodir no travessão. O santista a acertar a trave foi Alan Kardec, mas mais por erro do que por mérito. Danilo cruzou na medida para o centroavante, que cabeceou muito forte para o chão e acabou perdendo o gol.
O segundo tempo começou com Deola como protagonista. Ele salvou cabeceio de Alan Kardec aos 6 minutos, mas depois errou ao pegar com a mão uma bola recuada por Márcio Araújo. Na cobrança em dois toques, os palmeirenses da barreira se adiantaram muito e Henrique chutou em cima da defesa. Aos 19, Deola faria outra ótima defesa, desta vez em cabeceio de Durval.
Na quarta chance clara de gol que o Santos teve pelo alto, a bola finalmente foi na cabeça de quem entende. Léo cruzou de perna direita e encontrou Borges livre na pequena área. O centroavante testou a queima-roupa e Deola nada pôde fazer para impedir que o Santos abrisse o placar.
Sem muitas opções no banco, Felipão não conseguiu mudar a forma de o Palmeiras jogar. A equipe tentou o empate, desorganizada, mas parou em boa defesa de Rafael na única chance clara, em um chute de Fernandão aos 36 minutos. Assim, a vitória no clássico da Vila Belmiro foi mesmo do Santos, por magro 1 a 0.



EM SANTOS


Santos 1

Rafael; Crystian, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Danilo e Ibson (Bruno Aguiar); Alan Kardec e Borges (Rentería). Técnico: Muricy Ramalho



Palmeiras 0

Deola; Thiago Heleno, Henrique e Maurício Ramos; Márcio Araújo (Paulo Henrique), Chico, Marcos Assunção, Pedro Carmona (Patrik) e Gabriel Silva; Maikon Leite (Ricardo Bueno) e Fernandão. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Árbitro: Guilherme Ceretta (SP)
Estádio: Vila Belmiro
Gol: Borges, aos 30 minutos do 2º tempo
Renda: R$ 177.340,00
Público: 7.373 pagantes

mockup