Santos - Wendel desvinculou-se do Santos ontem e se apresenta ao Bordeaux, da França, hoje, para assinar contrato por quatro temporadas com salário mensal de 80 mil euros (R$ 210 mil, aproximadamente). ''É uma nova etapa na minha vida'', disse o jogador, quando tratava dos últimos detalhes para viajar à noite para a França. ''Agradeço tudo o que o Santos fez por mim'', completou. Os direitos federativos de Wendel pertenciam ao empresário Giuliano Bertolluci (50%) e ao seu tio e jogador do Cruzeiro, Geovanni (50%). O Santos vai receber uma multa contratual, cujo valor não foi revelado.
Casado e pai de um filho, o mineiro Wendel Geraldo Maurício e Silva, tem 24 anos e foi formado nas categorias de base do Cruzeiro, onde começou aos 12 anos de idade. Chegou ao Santos em maio do ano passado e em 70 jogos marcou seis gols. Com a volta de Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou no Cruzeiro, ao Santos, Wendel passou a ser um dos mais importantes jogadores do grupo em razão de sua versatilidade.
Wendel é o segundo volante que o Santos perde para o futebol francês em pouco mais de dois meses. O outro foi Fabinho, que se transferiu para o Toulouse. Com a saída de Wendel, é provável que Luxemburgo volte a escalar o time com três zagueiros contra o Santa Cruz, amanhã à noite, no Estádio do Arruda. Nos dois últimos jogos, o técnico abandonou o 3-5-2 e passou a adotar o esquema com três volantes, mas Maldonado cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e só restaram Heleno e Cléber Santana para a posição, vai ter que mudar a maneira da equipe jogar.
Julgamento Reinaldo pode ser a segunda perda importante do Santos, em apenas dois dias, para o returno do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. É que o atacante será julgado hoje, a partir das 17 horas, pela 2. Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e como foi denunciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por ter dado um pontapé, fora da disputa da bola, no jogador Perdigão, do Internacional, pode ser punido com suspensão de 120 a 540 dias.
Mesmo se Reinaldo for condenado à pena mínima (120 dias de suspensão), dificilmente voltará a jogar antes de dezembro e poderá ter o seu contrato com o Santos rescindido e ser devolvido ao Kashiwa Reysol, do Japão, detentor de seus direitos federativos.

mockup