Santos perde mais dois mandos de jogo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de novembro de 2004
Agência Estado 
Santos - O Santos perdeu mais dois mandos de campo por causa de incidentes ocorridos na partida contra o Corinthians no dia 6 de outubro, na Vila Belmiro. A decisão tomada ontem a partir de um recurso impetrado pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) amplia a penalização do dia 16 de novembro, quando o clube foi punido com a perda de um mando e terá de enfrentar o Grêmio, dia 5 de dezembro, a pelo menos 150 quilômetros da Vila Belmiro. Com mais essa derrota nos tribunais, o Santos não joga mais na Vila Belmiro neste Campeonato Brasileiro. O time só voltaria a jogar em casa na última rodada, dia 19, contra o Vasco.
Desmanche Faltando menos de um mês para terminar o Brasileiro, o Santos vive momentos de indefinição para a próxima temporada. A começar pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que está sendo assediado pela MSI para assumir o Corinthians. Além disso, boa parte dos jogadores do elenco deve deixar a Vila Belmiro no ano que vem.
O goleiro Mauro, que virou titular durante o campeonato, deverá permanecer na próxima temporada, mas o chileno Tápia e Júlio Sérgio poderão ser dispensados.
O lateral-direito Paulo César também poderá continuar, enquanto a situação do reserva Flávio está indefinida.
Na zaga, André Luís interessa ao Benfica e poderá se transferir para Portugal no início do ano, enquanto a permanência de Ávalos é incerta. Já Domingos e Leonardo, duas revelações do Santos, deverão continuar na equipe.
O contrato do lateral-esquerdo Léo vai até o final do ano e ele deverá iniciar logo o processo de renovação, caso não surja alguma proposta do futebol europeu. Já Márcio dificilmente continuará.
No meio-de-campo, a situação está mais definida, sendo que Zé Elias, Preto Casagrande e Fabinho deverão permanecer, ficando a dúvida em relação a Bóvio. Mas à frente, Ricardinho tem presença garantida pelo futebol que está apresentando este ano e pela forte amizade que tem com o presidente Marcelo Teixeira.
Marcinho e Luís Augusto também deverão ser mantidos, enquanto Elano tem grandes chances de jogar pelo Atlético de Madri na próxima temporada, já que o Santos tem uma proposta de 4 milhões de euros para sua transferência.
Robinho é a grande incógnita. O presidente Marcelo Teixeira garantiu que ele fica, no mínimo, até julho e a diretoria está protegida por uma cláusula contratual que estipula multa de US$ 50 milhões para o caso de rescisão do contrato.
Mas dificilmente ele permanecerá, depois do drama que está vivendo há três semanas com o sequestro de sua mãe, Marília Silva de Souza, e do assédio por parte do Real Madrid e do Benfica.
Basílio e William continuarão no time, enquanto o futuro Deivid está indefinido. É intenção da diretoria santista mantê-lo até pelo menos o meio do ano, quando termina seu contrato de empréstimo, para a disputa da Libertadores, mas o jogador é um dos preferidos do técnico Luxemburgo e pode também acompanhá-lo caso ele deixe mesmo a Vila Belmiro.


