São Paulo - Chegou o dia que a torcida santista tanto esperava. A fila de títulos paulista, que chega a 21 anos, pode terminar hoje. Para isso, basta uma vitória simples contra a Portuguesa, na Vila Belmiro, na última rodada do Campeonato Paulista. Em caso de empate ou derrota, o Santos tem que torcer para o São Paulo não vencer o Ituano, em Mogi Mirim.
Além de quebrar o jejum de títulos no campeonato estadual, o Santos pode quebrar uma marca ainda maior. Desde 1965, o alvinegro não conquista um título expressivo jogando na Vila Belmiro. Na ocasião, o Peixe goleou o Juventus por 4 a 0 e deu a volta olímpica.
Se mantiver o retrospecto alcançado na competição, a conquista realmente está próxima. Em nove jogos na Vila Belmiro pelo Paulistão, o Santos venceu todos. A confiança da torcida santista no título esbarra em um problema: a Portuguesa depende de uma vitória para garantir sua permanência na elite do Campeonato Paulista.
Além desse fato, o Santos não terá em campo seus três principais zagueiros. O paraguaio Manzur e Domingos, receberam o terceiro cartão amarelo, enquanto Luís Alberto foi expulso na derrota para o São Paulo, no Morumbi.
Com poucas opções, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocará em campo o zagueiro Jardel, que não atua em um jogo desde agosto do ano passado, quando ainda defendia o Vitória, da Bahia. Ele foi contratado no início do ano, mas não teve nenhuma chance até o momento entre os titulares. O outro zagueiro de ofício confirmado é Ronaldo Guiaro. Já como terceiro zagueiro, Luxemburgo deve utilizar o volante Wendell, improvisado.
O deslocamento para a zaga não será novidade para Wendel, que atuou durante a segunda metade do Campeonato Mineiro de 2004 como defensor, onde acabaria se sagrando campeão estadual do ano, sob o comando de Paulo César Gusmão. ''Zagueiro tem que marcar muito, procurar neutralizar qualquer ação do atacante e não cometer um erro sequer, um pouco diferente de um atleta de meio. Fui campeão com o Cruzeiro jogando dessa forma e não tive problemas de adaptação'', disse o jogador.
Na Portuguesa, a única dúvida do técnico Edinho Nazareth é o atacante Fabrício, que sofreu uma luxação no ombro esquerdo. Se não jogar, Johnson deve ser o companheiro de Diogo no setor ofensivo. Com 18 pontos, somente uma vitória salva a Lusa do rebaixamento.


EM SANTOS

Santos

Fábio Costa; Ronaldo, Jardel e Wendell; Fabinho, Maldonado, Cléber Santana, Léo Lima e Kléber; Reinaldo e Rodrigo Tabata (Magnum). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Portuguesa

Gléguer; Jackson, Bruno, Emerson e Leonardo; Alexandre, Rai, Sandro e Cléber; Diogo e Johnson (Fabrício). Técnico: Edinho Nazareth

Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Estádio: Vila Belmiro
Horário: 16 horas

mockup