São Paulo - O Santos recebe o Vasco hoje, às 21 horas, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, para cumprir o objetivo definido pela comissão técnica nos quatro jogos diante das equipes que brigavam contra o rebaixamento: conquistar no mínimo 10 pontos dos 12 possíveis. Até agora, o time foi bem neste recorte do torneio com duas vitórias (Joinville e Coritiba) e um empate (Flamengo).
A vitória é fundamental para a equipe respirar mais aliviada, considerando que o Goiás, primeiro clube na zona de rebaixamento, joga em casa diante da Chapecoense e que o lanterna Coritiba recebe o Palmeiras.
O principal trunfo para superar o vice-lanterna é o quarteto formado por Lucas Limas, Geuvânio, Gabriel e Ricardo Oliveira. Dos 10 gols feitos nos últimos cinco jogos, desde a chegada do técnico Dorival Júnior, o quarteto foi responsável por oito deles. Ricardo Oliveira é o artilheiro do Brasileirão com 10 gols.
"Nossa primeira meta é se afastar da zona rebaixamento. Só depois, podemos olhar mais para cima", disse o atacante, que foi poupado do treinamento desta terça-feira, mas não preocupa.
Dorival Júnior explica que o time ganhou confiança com as vitórias, mas revela uma mudança tática importante: pediu que os quatro jogassem mais próximos, buscando triangulações e tabelas.
O desafio agora é aperfeiçoar o desempenho defensivo - o Santos tem a segunda pior defesa do torneio com 24 gols sofridos. O Vasco, o mais vazado do torneio, levou 29 tentos. A providência de Dorival Júnior para o jogo foi barrar Werley, que teve altos e baixos nas últimas rodadas e ficou fora do último jogo por suspensão. O substituto Gustavo Henrique entrou bem e será mantido. Ele vai atuar ao lado de David Braz.
Na vice-lanterna com 13 pontos, o Vasco terá mudanças para enfrentar o Santos. Na lateral-esquerda, Julio César ganha a vaga de Christiano, enquanto Serginho cumpriu suspensão e retorna ao meio-campo. Já o zagueiro Luan ainda se recupera de lesão muscular e fica de fora. Jomar segue formando a dupla de zaga com Rodrigo, já que Anderson Salles está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Imagem ilustrativa da imagem Santos mira vitória frente Vasco para se afastar de vez da degola
mockup