Santos - Livre da ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Santos arrumou um tempo para disputar uma partida amistosa no exterior. O time partiu de São Paulo, onde derrotou o Náutico no sábado, por 3 a 1, no Pacaembu, e já está no México para o duelo contra o Santos Laguna, na madrugada da próxima quinta-feira (1h15 no horário de Brasília), que marcará a inauguração do Estádio Território Modelo.
A delegação santista chegou à cidade de Torreón, local do jogo, no começo da tarde de ontem. Pelé vai dar o pontapé inicial do jogo, que terá na plateia o presidente da Fifa, Joseph Blatter, políticos e ex-jogadores famosos. Outra atração será o cantor Rick Martin, que vai fazer um show antes da partida.
O presidente Marcelo Teixeira é o chefe da delegação, que terá 22 jogadores. O Santos não revela o valor da cota que vai receber pelo amistoso, mas, segundo algumas fontes, seriam US$ 300 mil (R$ 510 mil) livres.
Às 22h35 (de Brasília) da quinta, o Santos viaja de volta ao Brasil, indo direto para Porto Alegre, onde enfrentará o Internacional, no próximo domingo, pela 35 rodada do Brasileirão. Após a partida contra o Internacional, resta ao time cumprir tabela em mais três jogos pelo Campeonato Brasileiro. Os adversários serão o Avaí, como visitante, e o Coritiba e o Cruzeiro, ambos na Vila Belmiro.
O fim de qualquer chance de rebaixamento significou alívio para o presidente Marcelo Teixeira, diante do descontentamento do torcedor santista com a melancólica campanha da equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo na competição. O desempenho abaixo do esperado representa uma ameaça a sua quinta reeleição. A votação será no dia 5 de dezembro.
Agora, o jogo é político, com a disputa dos votos dos associados que vão apontar o presidente para o biênio 2010-2011. A oposição já tem candidato. É o sociólogo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro. Teixeira tentará a quinta reeleição. A candidatura do atual mandatário, no entanto, ainda não foi oficialida, o que deverá ocorrer somente no dia 20 de novembro.

mockup