Santos - O Santos precisa ganhar, convencer e, se possível, golear o fraco Juan Aurich, nesta quinta-feira, às 19h45 (horário de Brasília), no campo de grama artificial do estádio Elias Aguirre, em Chiclayo, no Peru, para continuar na briga com o Internacional pelo primeiro lugar do Grupo 1 da Copa Libertadores da América. O time chegou a Chiclayo no fim da tarde desta quarta e em seguida realizou treino leve para conhecer o campo.
Sem problemas de lesões, o técnico Muricy Ramalho escalará a força máxima. Como o Juan Aurich perdeu os dois jogos que disputou fora, contra Internacional (2 a 0) e The Strongest (2 a 1), os santistas acreditam que nesta quinta, em casa, vai sair para o ataque e não ficar apenas se defendendo, como aconteceu em Porto Alegre e em La Paz.
Se vencer, o Santos ficará com a classificação para as oitavas de final bem encaminhada porque somará seis pontos e mesmo que perca do Internacional, em Porto Alegre, no dia 4 de abril, bastará ganhar do The Strongest e do Juan Aurich como mandante para chegar aos 12. Porém, como os gaúchos derrotaram o The Strongest por 5 a 0, na última terça, no Beira-Rio, o atual campeão da Libertadores vai precisar de bom saldo de gols para terminar a fase em primeiro lugar e ter vantagens na etapas seguintes. E se empatar ou perder, o melhor time brasileiro vai ficar em situação perigosa na classificação.
Neymar e Paulo Henrique Ganso chegaram otimistas ao Peru e acham que terão dificuldade para jogar no gramado artificial do Elias Aguirre. O meia vai usar chuteiras com travas menores, apropriadas para atuar nesse tipo de campo. Como já jogou em gramado sintético, Neymar disse que não vai sentir muita diferença. O astro santista tem sido tratado como celebridade pela imprensa e torcida peruanas e não se mostra preocupado com a promessa de marcação dura do volante Rojas e do zagueiro Guadalupe.
Para evitar que se repita a surpresa da primeira rodada, com a derrota diante do The Strongest, em La Paz, Muricy Ramalho deu descanso aos titulares no jogo contra o Mogi Mirim, no sábado passado, e se cercou de todos os cuidados, apesar de o jogo ser diante do pior integrante do Grupo 1. Na última segunda, os jogadores treinaram durante uma hora e meia no campo com grama artificial do CT Meninos da Vila Belmiro. A adaptação foi tão surpreendente que o técnico até remarcou para o CT Rei Pelé o trabalho inicialmente programado para o CT da base.
Nos últimos treinos, Muricy Ramalho insistiu nos ensaios de cobranças de escanteios e de faltas perto da área. Os jogadores que tiveram melhor aproveitamento foram os zagueiros Edu Dracena, Durval, Bruno Rodrigo e Neymar, principalmente em bola levantada por Paulo Henrique Ganso.




EM CHICLAYO

Juan Aurich

Penny; Guizasola, Guadalupe, Fleitas e Quina; Rojas, Valencia, Cueto, Kahn, ZuÀiga e Luis Tejada. Técnico: Diego UmaÀa

Santos

Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Henrique, Arouca, Ibson e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho

Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Estádio: Elias Aguirre
Horário: 19h45 (de Brasília)

mockup