São Paulo - Com dois pênaltis perdidos, dois gols anulados e muitos erros de finalizações, o Santos não passou de um empate por 1 a 1 contra o Paysandu, em Belém.
O resultado afastou a equipe paulista do título. Faltando três rodadas para o final do campeonato, a diferença para o líder Atlético-PR, que hoje venceu o Grêmio, subiu para quatro pontos.
Para levar a taça, o Santos precisa torcer por pelo menos dois tropeços do paranaense, que leva o título com mais duas vitórias.
Como se não bastasse, o time de Vanderlei Luxemburgo testemunhou na rodada do último final de semana a aproximação de rivais que aparecem atrás na classificação. O São Paulo ficou com dois pontos de desvantagem, e o São Caetano, com três.
No lado santista, o meia Ricardinho foi o destaque. Mais acionado jogador da equipe santistas, ele teve bom aproveitamento nos passes (acerto de 90%) e fez o cruzamento que resultou no gol de empate.
O Paysandu começou melhor a partida e marcou logo aos 7min. Depois de boa jogada de Leonardo pela direita, o lateral-esquerdo Alonso cabeceou no ângulo do goleiro Mauro.
O Santos chegou a empatar um minuto depois com Basílio, mas o juiz assinalou corretamente impedimento e anulou o gol.
A melhor chance de empatar ainda na primeira etapa esteve por duas vezes nos pés de Deivid. Depois de ser derrubado na área, o atacante santista desperdiçou duas cobranças de pênaltis seguidas, as duas defendidas pelo goleiro Alexandre Fávaro.
Na primeira, que o juiz mandou voltar por causa de invasão na área, Deivid ainda conseguiu marcar no rebote. Na segunda, a zaga conseguiu afastar.
O time santista voltou melhor para a segunda etapa, quando anotou 17 das 23 finalizações. O atacante Willian, que entrou no lugar do volante Fabinho, deu mais movimentação ao ataque.
Dois minutos depois de entrar em campo, Willian marcou o gol de empate, que novamente foi anulado pelo juiz. Aos 35, ele aproveitou cruzamento de Ricardinho e empatou o jogo.
Para o próximo confronto, contra o Grêmio, Luxemburgo não poderá contar com dois de seus zagueiros titulares Antônio Carlos e André Luís que levaram o terceiro cartão amarelo ontem e vão cumprir suspensão.

mockup