Santos e Corinthians reverteram a vantagem que Palmeiras e São Paulo tinham nas semifinais do Campeonato Paulista. Ambos venceram os confrontos do final de semana (o Santos no sábado e o Corinthians, ontem) e agora jogam por empates nas partidas de volta. De nada valeu a bela campanha são-paulina na fase classificatória, quando a equipe conquistou uma diferença de 13 pontos (39 a 26) sobre o Corinthians. Ontem à tarde, no Morumbi, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira goleou o São Paulo por 4 a 0 e deu grande passo rumo à decisão da competição. Quarta-feira, no mesmo Morumbi, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira pode perder por até três gols de diferença. A exemplo da recente goleada sobre o Santos por 5 a 1, Marcelinho Carioca e Edílson foram os destaques.
Com tempo para descansar e treinar, o Corinthians começou a partida de forma organizada, tocando bola e de cabeça erguida. Nem parecia aquele time afobado de algum tempo atrás. Chegou a equilibrar o jogo com o São Paulo, melhor campanha e arrasador em outros clássicos. Aos poucos, o Corinthians passou, inclusive a ter o domínio do jogo, acuando os são-paulinos no campo de defesa. O lateral-esquerdo Serginho deixou de ser o habitual atacante para ajudar na marcação e Raí, acompanhado de perto pelo colombiano Rincón, quase não apareceu.
O primeiro gol chegou em um momento importante, de equilíbrio. Aos 12 minutos, Marcelinho conseguiu escapar de Serginho e cruzou a bola para o meio da grande área. Ricardinho, sozinho, dominou a bola e chutou rasteiro no canto direito do goleiro Rogério. Os são-paulinos reclamaram de falta de Marcelinho em Serginho. Ricardinho, que quase ficou de fora do jogo por causa de uma contusão muscular na coxa direita, fez seu sexto gol na competição.
A vantagem no placar deu ainda mais tranquilidade aos corintianos. Aos 24 minutos, Vampeta foi derrubado na área por Márcio Santos, mas o árbitro alemão Bernd Heynemann não marcou. Aos 39 minutos, o Corinthians sofreu um contratempo. Fernando Baiano, que sofreu uma pancada no lado esquerdo do quadril, deixou o campo para a entrada de Dinei. O atacante reserva, que reclamara nos últimos dias uma oportunidade na equipe titular, enfim, conseguiu.
Na segunda etapa, o técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani, voltou a dar um caráter ofensivo ao time, liberando Serginho para atuar no ataque. Aos 10 minutos, o lateral quase empatou o jogo. A bola, chutada na diagonal, passou perto do poste esquerdo do goleiro Maurício e saiu pela linha de fundo. O Corinthians ameaçava recuar, mas a torcida empurrava o time.
Aos 14 minutos, Carpegiani fez duas alterações. Os atacantes Warley e Dodô entraram no lugar de Raí e Jorginho, respectivamente. O tudo ou nada tricolor não deu certo, no entanto. Cinco minutos depois, em boa assitência de Vampeta, Dinei invadiu a área pela direita e, mesmo marcado, chutou rasteiro. Rogério caiu desajeitado e não conseguiu evitar o segundo gol.
Os corintianos aproveitaram a tensão do adversário. Aos 26 minutos, Dinei ainda quase marcou um gol de placa. Aos 30, Edílson esbanjou talento em jogada individual. No rebote, Marcelinho Carioca marcou o terceiro gol. O mesmo Marcelinho fechou a goleada aos 45, em cobrança de pênalti, sofrido por Edílson ao driblar o goleiro Rogério. A torcida pediu ‘‘ol钒 e gritou ‘‘eliminado’’ para os são-paulinos.

Corinthians 4Epitácio Pessoa/Agência Estado(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)De goleadaJogadores do Corinthians comemoram o primeiro gol, de Marcelinho (E): time pode perder por até três golsAgência Estado

mockup