SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O técnico Fabián Bustos deve poupar vários titulares do Santos para enfrentar o Unión La Calera, do Chile, nesta quarta-feira (18), às 21h30, na Vila Belmiro, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Alguns ficarão fora até do banco de reservas.

Na atividade da manhã desta terça-feira (17), no CT Rei Pelé, Bustos deu a entender que apenas alguns nomes regulares, como o goleiro João Paulo e o centroavante Marcos Leonardo, serão titulares. A definição ocorrerá nesta quinta-feira, horas antes da bola rolar. O atacante Ângelo, com lesão muscular, está fora.

O Santos é o vice-líder do Grupo C, com sete pontos, e estará eliminado da Sul-Americana se perder para o Calera, que está no primeiro lugar com oito. Nesta terça-feira, às 19h15, Banfield (Argentina) e Universidad Católica (Equador) se enfrentam em Buenos Aires.

Se Banfield e Católica empatarem, estarão eliminados da competição. E quem vencer continua vivo. A Universidad tem quatro e o Banfield soma três pontos. O resultado da disputa pode influenciar no time que Bustos levará a campo na Vila. Apenas o primeiro de cada grupo avançará às oitavas de final.

Com titulares, o Santos perdeu por 1 a 0 para o Goiás no último domingo (15), no Estádio da Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro. Na penúltima rodada da Sul-Americana, o time alvinegro venceu a Universidad por 1 a 0, em Quito (Equador), com reservas.

CAUTELA COM ÂNGELO

Com lesão muscular na coxa direita, o atacante Ângelo perderá os próximos jogos do Santos. O camisa 11 ficará fora contra o Unión La Calera nesta quarta-feira, pela Sul-Americana, e Ceará, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Existe boa chance do jogador continuar ausente também diante de Banfield e Palmeiras, nos dias 24 e 29 de maio.

Ângelo já teve duas lesões importantes na coxa direita. A primeira, em março, foi no bíceps femoral e o deixou fora por um mês. A segunda, detectada em 30 de abril, ocorreu em outra parte da perna, mas com gravidade semelhante e também deve demandar ao menos quatro semanas de tratamento —com o retorno do atleta possivelmente em maio.

Ângelo está sem dor e já realiza alguns trabalhos leves em campo, mas o time alvinegro adota cautela e busca o equilíbrio muscular no atacante de apenas 17 anos e que ainda está em maturação física.

Prodígio na base, Ângelo pouco atuou pelo sub-17, nem passou pelo sub-20 e foi promovido ao elenco profissional do Santos com 15 anos, em 2020. A rotina de um dia para o outro exigiu muito mais fisicamente e o departamento de saúde do clube entende que a "conta" chegou agora. Cenário semelhante viveu o Palmeiras com as lesões de Gabriel Veron.

Ângelo já soma 68 jogos pelo Santos, com dois gols marcados, e era titular absoluto sob o comando de Fabián Bustos até a lesão.

Uma provável escalação inicial do Santos tem: João Paulo; Auro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho, Ricardo Goulart (Bryan Angulo) e Sandry (Jhojan Julio); Lucas Barbosa (Léo Baptistão) e Marcos Leonardo.

O Unión La Calera, por sua vez, entra em campo buscando defender a liderança do Grupo C. O jogo marcará a estreia do técnico argentino Federico Vilar no comando do time chileno na Sul-Americana. Uma provável escalação inicial do clube tem: Ignacio Arce; Henry Sanhueza, Christian Vilches, Pedro Henrique; Matías Fernández, Esteban Valencia, Gonzalo Castellani, Williams Alarcón, César Pérez; Mathías Vidangossy; Sebastián Sáez.

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (18)

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)

Transmissão: Conmebol TV