São Paulo - Curiosamente, logo atrás dos paulistas em representatividade estão os catarinenses, que se por um lado estão longe de possuírem clubes do primeiro escalão nacional, por outro contará com quatro equipes na disputa. Além do Joinville, atual campeão da Série B, verá o retorno do Avaí, quarto colocado da divisão de acesso em 2014.
Assim, Santa Catarina também deixou para trás em número de participantes o Rio de Janeiro, que pelo segundo ano seguido contará com apenas três clubes. Terceiro colocado da Série B em 2014, o Vasco é outro gigante que está de volta ao Brasileirão. Porém, o Botafogo, superado justamente pelos vascaínos na decisão do último Campeonato Carioca, foi rebaixado e manteve o Rio mais uma vez com apenas três equipes entre as 20 da elite.
Também integrantes do eixo Sudeste-Sul, Inter e Grêmio voltam a jogar a elite em situações distantes. Com o time colorado como atual pentacampeão estadual, a equipe tricolor tem em Felipão um trunfo para superar suas limitações e sonhar com um título que não ganha desde 1996. O Inter, por sua vez, não ergue a taça do Nacional desde 1979 e, após se ver perto da briga pelo título em outras ocasiões, quer finalmente superar o rótulo de "favorito que nunca chega", tendo em visto a série de insucessos que acumulou nas últimas décadas na principal competição do País.
Longe de figurarem como candidatos ao título atualmente, tendo em vista o início de temporada ruim que realizaram, Coritiba e Atlético-PR são os outros dois representantes do eixo Sudeste-Sul. Com elencos limitados, o campeão nacional de 1985 e os atleticanos deram vexame no último Campeonato Paranaense. O primeiro deles foi humilhado pelo Operário na final, enquanto os rubro-negros, donos do título nacional de 2001, chegaram a lutar para não serem rebaixados em sua pífia campanha.
Também no grupo dos azarões, o Sport será desta vez o único representante do Nordeste no Brasileirão, depois de Bahia e Vitória terem sido rebaixados à Série B no ano passado. O Goiás, por sua vez, segue como único representante do Centro-Oeste na elite do futebol nacional, assim com já ocorreu no ano passado. (A.E.)

mockup