A fusão entre Adap e Galo Maringá e a consequente mudança do vice-campeão paranaense para a Cidade Canção não foram bem recebidas em Campo Mourão, onde o clube mandava seus jogos e treinava nos últimos anos. Os torcedores da cidade já se preparavam para o Campeonato Paranaense e a inédita Copa do Brasil, mas agora, terão que ir até Maringá para acompanhar o time.
Em entrevista ao jornal mourãoense Tribuna do Interior, o presidente da Torcida Organizada Leões da Falange (Tolf), Austin Andrade, informou que uma carta de protesto será enviada para o presidente da Adap, Adilson Batista do Prado. ''Nós sabemos das dificuldades do time, mas nós entendemos que a Adap é daqui. Estamos nos sentindo traídos'', afirmou o torcedor.
Em nota oficial, em tom de desabafo, distribuída no último sábado, Prado classificou a fusão como uma ''decisão difícil, mas necessária para a sobrevivência e continuidade dos trabalhos profissionais da ADAP''. Ele disse ter ''fomentado o comércio local, gerado empregos e dado milhões em retorno de mídia à cidade''. Afirmou ainda que ele e o irmão Avanilton investiram dinheiro do bolso para fomentar a economia local em ''uma sociedade que estava abandonada quanto ao desporto'', e ressaltou o trabalho social.
Também não faltaram cobranças à administração municipal. Disse que a ajuda da Prefeitura é a mesma de quando o time estava na Terceira Divisão paranaense. ''Sendo que as despesas são seis ou sete vezes maior'', dizia a nota.
Prado cobrou promessas não cumpridas do prefeito Nelson Tureck (PMDB) entre elas a ampliação do Estádio Roberto Brezinski para 15 mil prometida para dezembro deste ano, mas que não saiu do papel.
A bronca sobrou também para a torcida. Prado reclamou da média baixa de publico e não gostou nada da atitude dos torcedores que vibraram com o gol de empate do América-SP na última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, que eliminou o time da competição.
A saída do futebol profissional da Adap de Campo Mourão - a equipe manterá as categorias de bse na cidade - pode fazer com que a Prefeitura substitua o projeto de ampliação do estádio pela construção de um novo ginásio de esportes. Já na sexta-feira à noite, o prefeito Nelson Tureck confirmou que cancelará a obra no local. O projeto, orçado em R$ 1,5 milhão, está aprovado pela Câmara e aguardando liberação do Paraná Urbano.
Maringá é a quarta cidade que abrigará a Adap. A Associação Desportiva Atlética do Paraná foi fundada em 99 em Jacarezinho. Em 2002 passou ao profissionalismo em Campo Mourão. Disputou a Série Ouro por Ponta Grossa e depois levou a vaga de vez para Campo Mourão.