Sai amanhã o campeão brasileiro de basquete
Rio, 29 (AE) - Quem vencer, neste domingo, será o campeão brasileiro de basquete masculino da temporada de 1998/1999. Vasco e Marathon/Franca entram em quadra às 19h30, no Maracanãzinho, para a quinta e última partida do playoff decisivo do Campeonato Nacional (com Globosat/SporTV). O Vasco iniciou a decisão como favorito, mas Franca confirmou seu incrível poder de superar dificuldades e de reverter situações desfavoráveis ao empatar o playoff, na sexta-feira, e provocar o quinto jogo. "Tudo o que houve nos credencia a ter o direito de jogar pelo título", resumiu, hoje, o técnico Hélio Rubens Garcia, de Franca.
O Vasco ganhou o primeiro jogo, em Franca, por 77 a 74. No Rio, Franca venceu o segundo confronto por 85 a 76 e perdeu o terceiro por 99 a 74. Na sexta-feira, diante de sua torcida, os francanos empataram a série melhor-de-cinco por 2 a 2, com uma vitória por 88 a 70. "O Vasco era o favorito absoluto", comenta Hélio Rubens. "Vencemos um jogo fácil e outro por um placar apertado, eles também ganharam um com grande vantagem e outro por apenas três pontos", avaliou. "Agora, está tudo igual e para o último jogo só posso prever equilíbrio." Se vencer, Franca - que tem uma tradição de 40 anos no basquete - conquistará o seu décimo título brasileiro, o terceiro consecutivo. O Vasco, com uma vitória, garante ao clube um título inédito.
Hélio deve escalar os mesmos jogadores para formar o time titular neste domingo: Helinho, Valtinho, Chuí, Sandro e Mike Higgins. Já o técnico porto-riquenho Flor Melendez não sabe se poderá contar com o lateral Rogério. O jogador torceu o tornozelo direito no início do quarto jogo, deixou a quadra com o pé inchado, foi para a Santa Casa de Franca para uma série de exames e não tem presença assegurada amanhã.
A base do Vasco deve contar com Demétrius, Charles Byrd, Janjão e Vargas (talvez João Batista no lugar de Rogério), jogadores experientes que podem ficar com o título.
Dificilmente o Vasco será dominado pelo Franca, jogando em casa, como na sexta-feira, quando permitiu ao rivar ditar totalmente o ritmo de jogo. "Nós é que temos de impor o nosso ritmo", ressalta o armador Demétrius.
SEGURANÇA - O jogo de basquete, no Maracanãzinho, será logo após a partida de futebol do Vasco e Botafogo, no Maracanã. Pela proximidade entre o ginásio e o estádio, os torcedores vascaínos terão acesso facilitado à partida de basquete, o que vai exigir um cuidado especial com a segurança. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, prevê que o ginásio do Rio receba 15 mil torcedores. Mas disse confiar na Polícia Militar, que está habituada a cuidar da segurança no complexo do Maracanã em grandes eventos.
O técnico de Franca, Hélio Rubens, entende que "nenhuma atitude extraquadra" pode atrapalhar o espetáculo. "Nada pode comprometer a festa de um Campeonato Nacional que foi marcado pelo sucesso, independentemente de quem for o campeão", afirmou. "A CBB é no Rio, conhece bem o ginásio e tenho certeza absoluta que haverá segurança para todos os participantes da decisão", diz. "Espero, firmemente, que a arbitragem tenha compromisso com a imparcialidade." A dupla de arbitragem anunciada pela CBB é formada por José Augusto Piovesan e João Batista Vinhaes.





