O Londrina encerrou a temporada de 2025 cumprindo as metas traçadas no início do ano e consolidando um passo importante dentro do projeto da Squadra Sports, empresa comandada por Guilherme Bellintani, que adquiriu a SAF do clube. Desde a formação do elenco, o planejamento era claro: alcançar a semifinal do Campeonato Paranaense, garantir o retorno à Copa do Brasil após dois anos e conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O "ano um" foi quase perfeito.

O termo “ano zero” foi utilizado por Bellintani ainda em 2024, quando o Tubarão disputava o quadrangular final da Série C e chegou à última rodada com chances reais de subir. À época, o dirigente descrevia o momento como de transição, marcado por mudanças estruturais profundas. O executivo de futebol, Lucas Magalhães, resumiu bem aquele período ao afirmar que o clube “trocava o pneu do carro com o carro andando e sem saber o aro”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

“O ano zero, que foi o passado, ainda com a SAF sendo elaborada, terminou em junho. Temos apenas 16 meses de SAF concluídos e já conseguimos o acesso. No ano passado, se a gente ganhasse o último jogo, teria subido também”, recordou Bellintani.

Leia mais:

PRIMEIRO CICLO

O processo de criação da SAF foi concluído apenas em meados de 2024, o que fez de 2025 o primeiro ciclo completo sob a nova gestão. A palavra de ordem foi profissionalismo, com foco na construção de bases sólidas e sem promessas de títulos imediatos. O Londrina estabeleceu, desde o início, metas palpáveis e estratégicas, mirando o fortalecimento do projeto a longo prazo.

No Campeonato Paranaense, o LEC manteve-se entre os quatro primeiros durante toda a competição. Contando com vitórias marcantes sobre Coritiba e Operário, ambas fora de casa, garantiu vaga nas quartas de final e superou o Cianorte por 4 a 0 no agregado, assegurando presença na semifinal e, com ela, o retorno à Copa do Brasil em 2026.

A boa campanha reacendeu no torcedor a esperança do sexto título estadual. A vitória por 1 a 0 sobre o Operário, em Ponta Grossa, na ida da semifinal, alimentou o sonho. Porém, no estádio do Café, o time perdeu por 2 a 1 e foi eliminado nos pênaltis.

Na Série C, o roteiro foi semelhante. Com o estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) novamente aberto após nove anos, o Londrina teve um desempenho constante e jamais saiu da zona de classificação. Terminou a primeira fase em quarto lugar e conquistou o direito de decidir o acesso em casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

No quadrangular final, o Tubarão foi impecável: terminou invicto, com duas vitórias e quatro empates, e confirmou o retorno à Série B dentro do VGD, ao empatar com o São Bernardo. Assim, o clube pôde riscar da lista os dois grandes objetivos da temporada, completando um ano quase perfeito.

A cereja do bolo, e o toque de perfeição, seria um título, mas ele escapou novamente. Depois da eliminação no Estadual, o Londrina ficou com o vice-campeonato da Série C, ao perder para a Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 0.

O Tubarão terminou 2025 com 42 jogos disputados. Foram 19 vitórias, 13 empates e dez derrotas. Um aproveitamento de 55,6%. O time alviceleste marcou 55 gols e sofreu 37 em toda a temporada.

E o futuro?

Para 2026, o planejamento é de continuidade. O clube pretende repetir o bom desempenho no Campeonato Paranaense e se consolidar como presença frequente na Copa do Brasil. Internamente, há o desejo de chegar à final estadual, mas o foco institucional está em manter o equilíbrio. O objetivo da SAF é permanecer por pelo menos três temporadas na Série B, com estrutura financeira e esportiva estáveis, antes de buscar o acesso à elite nacional.

“O que a gente busca agora, para os próximos três anos, é a estabilização do time na Série B e uma presença constante na Copa do Brasil. Queremos um Londrina forte para as próximas gerações, não apenas para vencer no próximo ano”, explicou Bellintani. “O desafio é consolidar o clube na Série B e na Copa do Brasil. Quando isso acontecer, abriremos um novo ciclo, com metas maiores e novos saltos”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

Eleições

Enquanto o time comemora a temporada positiva, a associação também definiu seu rumo político. No sábado (1º), o Londrina realizou eleição para o triênio 2026-2028, na sede administrativa do VGD. O atual presidente, Getúlio Marques Castilho, foi reeleito, tendo Luciano Pinho como vice. Foram 67 votos favoráveis à chapa.

mockup