Paulo Pegoraro
De Cascavel
A técnica russa Natália Posvankaia, 54 anos, iniciou quarta-feira trabalho de orientação à atletas de ginástica rítmica desportiva (GRD) que integram as seleções de Toledo (Oeste do Estado), nas categorias infantil, pré-infantil, juvenil e adulto. A técnica russa, com 30 anos de experiência na modalidade, permanecerá na cidade 60 dias, patrocinada por lei municipal de incentivo ao esporte e parceria entre prefeitura, empresa Sadia e Associação Esportiva Sadia.
A presença de Natália Posvankaia desdobra intercâmbio iniciado há 2 anos, quando esteve em Toledo outra técnica russa, Ekaterina Konisheva, que permaneceu igualmente 2 meses. Depois, estiveram na Rússia, a técnica das seleções toledanas, Anita Kliemann, e três ginastas – Paula Bombonato, Ariedi Soster e Rosângela Molter. Nos dois casos, houve treinamentos intensivos, que serviram para qualificar melhor a GRD de Toledo.
Natália foi recepcionada pelo prefeito Derli Donin (PPB), o secretário de Esportes, Mauro Maiorki, o presidente da Agência de Fomento do Paraná, Pedrinho Furlan (diretor da Sadia e incentivador da modalidade), o presidente da Associação de GRD, Euclides Heiss, e profissionais ligados ao esporte. Depois de inteirar-se da situação da modalidade, com Anita Kliemann, a russa teve o primeiro contato com as ginastas.
A técnica trabalhará 8 horas por dia, para melhor aproveitamento do período em que permanecerá na cidade. Além de especialista em GRD, ela tem experiência em acrobacia, balé e em ginástica localizada, atividades que facilitam a adaptação da musculatura às várias modalidades. Natália preferiu não comentar sobre resultados de seu trabalho em Toledo, mas disse que eles aparecerão ‘‘com certeza’’ com o passar das semanas.
Natália Posvankaia disse não ter maiores informações sobre a GRD do Brasil, em competições internacionais. Sobre a Rússia, observou que ginastas do país, que estão entre as melhores do mundo, devem acumular medalhas de ouro nas Olimpíadas deste ano que acontecem em Sydney, na Austrália. Um dos destaques atuais é Alina Kobaeva, detentora de notas máximas em competições de que tem participado.