Mugello, Itália - Rubens Barrichello deu a largada ontem no que considera o seu real início da temporada de 2002, testando a Ferrari F2002 em Mugello. Mas não teve muita sorte. Após 44 voltas, o motor quebrou. A equipe não revelou detalhes sobre o problema. Rubinho volta a treinar hoje.
A quebra do motor obrigou o brasileiro a encerrar os testes uma hora antes do previsto. Em sua melhor volta, ele fez 1min24s141. Rubinho já havia testado a F2002 por três dias, em Barcelona, entre o GP da Malásia e o do Brasil. Em Interlagos, usou o F2001 e abandonou a corrida na 16ª volta.
Michael Schumacher também trabalhou, só que em Fiorano e com o F2001, para fazer testes com os pneus Bridgestone. Completou 118 voltas, dez na pista mais curta, a melhor em 58s665. Ele prossegue os testes nesta sexta.
O alemão voltou a falar sobre o GP do Brasil e revelou que não estava muito confiante na vitória. ‘‘Os treinos nos deixaram um pouco pessimistas, pois as Williams estavam muito fortes. Mas, na corrida, o novo carro e os novos pneus fizeram a diferença.’’
Em Valência, na Espanha, o finlandês Kimi Raikkonen superou o colombiano Juan Pablo Montoya pelo segundo dia seguido. O piloto da McLaren cravou 1min12s453 (68 voltas) e o da Williams fez 1min12s736 (60).
Montoya ainda levou um puxão de orelhas dado pelo diretor técnico da Williams, Patrick Head, por causa do acidente com Schumacher no GP do Brasil. ‘‘Quando um piloto tem como objetivo principal ganhar o campeonato, não se comporta assim, lançando-se como um touro de cabeça baixa contra os outros carros’’, disse Head à revista inglesa Autosport.

mockup