Rubinho: "Objetivo é vencer corridas, não lutar com Schumacher"
FOLHA no Google News
São Paulo, 09 (AE) - Por enquanto, tudo é festa para Rubens Barrichello na Ferrari. Mas ele mesmo sabe que, quando a disputa começar, não será nada fácil dividir a equipe com o competente e ganancioso Michael Schumacher.
"Rubens não tem idéia do que o aguarda", comentou Eddie Irvine, que trocou o time de Maranello pela Stewart, ex-escuderia de Rubinho. Nas quatro temporadas em que dividiu a Ferrari com Schumacher, de 1996 até agora, com exceção deste ano e em razão do acidente do alemão na Inglaterra, Irvine perdeu em tudo: nas melhores posições no grid, nos pontos conquistados e na classificação final no campeonato. Será este também o destino do brasileiro?
"Minha luta não é contra o Schumacher", diz Rubinho. "Minha meta é vencer corridas, não ser mais veloz que ele." Por nunca ter guiado um carro de ponta na carreira, em que já disputou 113 GPs, o piloto paulista, de 27 anos, comenta não ter idéia de como será o confronto de velocidade com o alemão pelas melhores tempos no grid. "Confesso que eu desejo me conhecer com um carro em que é possível trabalhar a sintonia fina", afirma. A diferença média de Irvine para Schumacher, entre sete e oito décimos de segundo, foi qualificado por Rubinho como "considerável." Convém lembrar, segundo o brasileiro, que Michael Schumacher é o melhor piloto do mundo. "Se eu perder, espero que seja por bem pouco."
O mais importante, comenta Rubinho, é ter equilíbrio para procurar entender o que saiu errado e buscar evoluir sempre quando sofrer alguma derrota, na tomada de tempos ou numa corrida. "É fácil um piloto se perder na Fórmula 1."
Desde a sua estréia na competição, em 1993, Rubinho acha que passa por seu melhor momento. "Em outra época eu diria que enfrentar o alemão seria ruim para mim, mas agora, com a experiência e maturidade adquiridas, sinto-me preparado."
Depois do GP do Japão, em que Schumacher perdeu pelo terceiro ano consecutivo o título na última etapa do Mundial, o alemão analisou seu novo companheiro: "Rubens me impressionou este ano em várias corridas, em especial no GP do Brasil; eu o considero veloz e técnico." Ele vê com bons olhos sua chegada à Ferrari: "Ele tem fama de acertar bem os carros; é sempre bom receber alguém com idéias novas."
A relação com Rubinho pode até resultar num certo convívio social, o que não era possível com Irvine, segundo Schumacher. "Pelo que percebi até hoje, pensamos de forma semelhante; além disso, ele é casado, como eu e, quem sabe, possamos ter algum tipo de convivência, o que com Irvine era quase impossível, também pelo fato de ele ser solteiro."