Rossi fatura prova das 500cc no Rio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de novembro de 2001
Agência Folha<br>Do Rio de Janeiro
Ainda não foi desta vez que Alexandre Barros conseguiu vencer a etapa brasileira do Mundial das 500 cc de motociclismo. Sábado, na prova disputada no Rio, a vitória ficou mais uma vez com o fenômeno Valentino Rossi, da Nastro Honda, campeão antecipado da temporada 2001.
Rossi, que venceu 11 das 16 etapas do Mundial e atingiu 325 pontos, cruzou a linha de chegada depois do espanhol Carlos Checa, da Marlboro Yamaha. Mas venceu na soma dos tempos das duas etapas da prova, que foi interrompida por causa da chuva. Em terceiro lugar chegou outro italiano, Max Biaggi. Alexandre Barros terminou em quarto lugar.
Com os 13 pontos de sábado, Barros chegou aos 182 pontos e terminou o Mundial em quarto.
Única categoria a não ter definido seu campeão antes da etapa brasileira do Mundial, a 125 cilindradas proporcionou a prova mais emocionante de sábado. O título, disputado pelo san-marinense Manuel Poggiali, da Gilera Racing, e o japonês Youichi Ui, da Derbi, ficou com Poggiali, que chegou em quinto lugar. Ui venceu a prova e chegou aos 232 pontos, mas a torcida para que Poggiali não marcasse pontos acabou sendo em vão.
Nas 250 cilindradas, a etapa confirmou a supremacia do japonês Daijiro Katoh, da Telefónica Honda, que já havia conquistado antecipadamente o título. Katoh venceu ao superar os italianos Roberto Locatelli e Marco Melandri na penúltima volta. O japonês chegou aos 322 pontos, com 11 vitórias na temporada.