São Paulo - Era para ser um evento para inaugurar o relógio que fará a contagem regressiva dos mil dias para o início da Copa do Mundo de 2014, mas a presença de Ronaldo ofuscou a cerimônia. Desde o momento em que surgiu na Estação da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para acompanhar o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab em uma visita ao canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, o ex-jogador foi cercado pela imprensa, pelos políticos e pelos fãs.
Ronaldo admitiu que não tomava um trem desde os tempos em que morava no Rio e, ainda no começo de carreira, jogava no São Cristóvão. Mas encarou a viagem, junto com o prefeito e o governador, entre as estações da Luz, no centro, e a de Itaquera, na zona leste. E elogiou o tempo do percurso: foram 19 minutos, com paradas apenas nas estações Brás e Tatuapé. Depois, quando chegou à tenda montada no canteiro de obras do Itaquerão, as crianças presentes foram ao delírio. ''É, eu sei que é, o Ronaldo é melhor do que o Pelé'', cantaram.
Sem receber a mesma atenção, as autoridades tentaram fazer sua parte no show. Kassab, por exemplo, levou uma bola e pediu a Ronaldo que batesse um pênalti para celebrar o evento. Coube ao ex-goleiro Emerson Leão, homenageado por ser um dos campeões mundiais do futebol brasileiro, fazer a defesa - fácil, diante do pouco espaço, distância e também pelo fato de as traves estarem sobre o palco, enquanto Ronaldo estava no nível da plateia. ''Hoje é um dia especial para mim e, principalmente, para a população da zona leste e Itaquera, que vai receber muitos investimentos'', disse o ex-atacante.
Além de Ronaldo e Leão, receberam homenagens das autoridades os ex-jogadores Vampeta, Rivellino, Paulo Sérgio, Coutinho, Zito e Pepe.
O governador disse estar confiante de que São Paulo receberá o jogo de abertura da Copa de 2014, embora a Fifa ainda não tenha oficializado a decisão. ''São Paulo é uma capital mundial. É a terceira metrópole do planeta, está preparada para receber grandes eventos, tem a melhor rede hoteleira do País, que será ampliada. São Paulo está preparada para receber a Copa do Mundo'', discursou ele.

mockup