Rompimento de asas tira Sauber do GP
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sexta-feira, 24 de março de 2000
Por Valéria Zukeran
São Paulo, 25 (AE) - A conhecida precisão suíça na fabricação de relógios não se refletiu na Fórmula 1 e Pedro Paulo Diniz, da Sauber, e seu companheiro de equipe, Mika Salo, não vão participar do Grande Prêmio do Brasil, neste domingo. A decisão foi tomada pelo dono da equipe, Peter Sauber, depois de constatado sérios problemas nos asas traseiras dos carros, que se romperam.
"A decepção é muito grande de não poder correr", disse Diniz
tentando conter a irritação com a situação. "É um problema muito sério, porque perdemos as quatro asas somente nos treinos daqui", completou o piloto, lembrando que em uma das ocasiões que a peça se rompeu, Salo sofreu um sério acidente pela manhã. Na sexta-feira, o Diniz praticamente não participou das atividades por causa de problemas no motor do carro.
"A equipe acredita que uma das causas do problema das asas foi a ondulação da pista, que força mais a parte traseira do carro", disse Diniz. O piloto disse que estaria disposto a tentar correr, especialmente porque não gostaria de ficar fora do GP do Brasil, mas acatou a decisão de Sauber. Com o tempo de 1min17s178, o brasileiro teria condições de largar na 20.ª posição.
"O problema das asas coloca em risco não só a segurança de nossos pilotos, como a dos das outras equipes e do público", explicou Sauber para justificar sua desistência no GP. Os técnicos da equipe deixaram hoje o Brasil. Os problemas nas asas serão avaliados na sede da escuderia, em Hinwill, na Suíça.
As falhas de segurança na Sauber não são novas. No ano passado
Pedro Paulo Diniz teve o mesmo problema com as asas nos testes no Autódromo de Jerez de La Frontera e Mika Salo sofreu um acidente em Barcelona. No GP de Nurburgring, Alemanha, o brasileiro capotou e poderia ter sofrido sérios ferimentos porque o santo antônio, que protege a cabeça dos pilotos não resistiu ao impacto.