Logo no início, ficou demonstrado que o Americano não tinha condições de encarar o Vasco. Aos 6 minutos, Paulo Miranda cruzou bola rasterira para Romário, que driblou o zagueiro e deu um toque sutil no canto direito. Romário e Edmundo ainda fizeram boas tabelas que quase resultaram em gol. Aos 43, Romário sofreu pênalti, cobrou com categoria e marcou o segundo.
O Vasco começou o segundo tempo novamente em ritmo forte. Com um minuto, Felipe fez boa jogada pela esquerda e tocou para Romário, impedido, aumentar o placar. Aos 9, Romário voltou a atacar e deu um grande passe para Edmundo, que fez o quarto, de cabeça. O Americano ainda tentava ameaçar em contra-ataques isolados, mas esbarrou na ineficiência do seu atacante Célio Jacaré.
Aos 37 minutos, Romário fez o gol mais bonito da partida. Lembrando o seu início de carreira, ele arrancou, driblou dois zagueiros, o goleiro e tocou para o gol vazio. Aos 43, Paulo Miranda completou o placar, fechando a goleada vascaína. Vasco: Hélton; Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Felipe (Gilberto); Nasa, Amaral, Rogério(Jorginho) e Alex Oliveira (Pedrinho); Edmundo e Romário. Técnico: Abel Braga. Americano: Charles; Flavinho (Valdir), Jefferson, Marcelo Moura e Donizete; Luciano Nesser, Willian (Edu), Ronaldo e Camilo; Luciano Vianna e Célio Jacaré. Técnico: Luis Paulo. Juiz: Alvaro Quelhas. Cartões amarelos: Odvan, Mauro Galvão, Nasa e Luciano Nesser. Público: 6.791 Local: Estádio São Januário.Por Rodrigo Mattos Rio, 24 (AE) - Com quatro gols de Romário, o Vasco goleou o Americano por 6 a 0, hoje, em São Januário, e está na liderança isolada do Campeonato carioca, com 12 pontos. Romário foi a grande figura da partida, marcando belos gols, além de ter dado passe para Edmundo marcar outro. Ao final da partida, ele deu uima alfinetada nos seus concorrentes à artilharia. "Cavalo araguaio sempre larga na frente", disse referindo-se ao fato de só ter marcado agora os seus primeiros gols no campeonato.