Roland Garros: Guga estréia amanhã
Agência Folha
A esperada estréia de Gustavo Kuerten, 21, no Aberto da França, no Estádio Roland Garros, em Paris, ficou para amanhã. Como atual campeão do torneio, Kuerten poderia abrir a competição como aconteceu no ano passado, com o ex-campeão Yevgeny Kafelnikov, da Rússia. Mas a organização do torneiofrancês optou por iniciar a competição com jogos da primeira metade da chave, de 128 jogadores.
Kuerten joga amanhã contra o francês Charles Auffray, 25, o 195º do ranking, que entrou na competição como convidado. O catarinense, que ontem deu uma entrevista coletiva obrigatória, pois é o campeão do evento, deve treinar hoje antes de assistir à partida do amigo Fernando Meligeni.
Guga afirmou que volta ao Aberto da França com objetivos totalmente diferentes dos que tinha no ano passado. Segundo ele, uma vez realizado o sonho de se tornar um jogador ‘‘top ten’’, o momento é de lutar para não deixar o seleto grupo. A tarefa não é fácil, sobretudo nesta semana e na próxima, em que ele tem simplesmente 1.078 pontos para defender dos 2.478 totais que soma, para estar na oitava colocação do ranking mundial. Uma eliminação precoce do tenista no torneio francês, em segunda ou terceira rodadas, por exemplo, podem baixá-lo ao grupo dos vinte do ranking da ATP.
Abertura Vice-campeã do Aberto da França, a suíça líder do ranking mundial, Martina Hingis, 17, abrirá o evento hoje, às 11h (6h no horário de Brasília), no estádio de Roland Garros, contra a espanhola Maria Sanchez Lorenzo. Em seguida, o chileno Marcelo Ríos, 22, apontado como um dos favoritos ao título, pega o neo-zelandês Brett Steven, 29.

mockup