O hipismo brasileiro conquistou um título inédito ontem: Rodrigo Pessoa, 26 anos, montando ‘‘Gandini Lianos’’, é o novo campeão mundial. Pessoa, que também ganhou a Copa do Mundo nesta temporada, cometeu apenas duas faltas, (4 pontos) nos dois percursos da prova final, derrotando três outros cavaleiros, incluindo o então campeão, o alemão Franke Sloothaak (3º lugar, com ‘‘Joly Coeur’’ e 8 pontos) e o suíço Willi Melliger, medalha de prata na Olimpíada de Atlanta-96 (4º lugar, com ‘‘Calvaro’’ e 12 pontos). O vice-campeão foi o francês Thierry Pomel, com ’’ Thor des Chaines’’ e 5 pontos por faltas.
Na prova, cada cavaleiro montou três cavalos, além do seu próprio animal. Nelson Pessoa, 62 anos, pai de Rodrigo e o melhor cavaleiro do Brasil de todos os tempos, ficou em 11º lugar conduzindo ‘‘Baloubet du Rouet’’. Ele nunca venceu um Mundial, mas entre outros títulos tem o de campeão europeu de 1966.
Depois da prova, Rodrigo disse em Roma ter aprendido tudo com seu pai. ‘‘Tentei fazer o que ele me ensinou’’, contou. ‘‘Como ele jamais ganhou uma medalha de ouro nos campeonatos mundiais, esta medalha é para nós dois’’.
Por equipe, a Alemanha dominou o Mundial, com 10 medalhas, sendo cinco de ouro. O Brasil ficou em quinto. O melhor cavalo do Mundial foi ‘‘Calvaro V’’, que cometeu o menor número de faltas.

mockup