Rodrigo Pessoa, com Baloubet du Rouet, esteve bem perto de conquistar o seu quarto título consecutivo da Copa do Mundo, ontem, mas o tetraescapou de suas mãos na terceira e última passagem do dia, em um desempate direto contra o suíço Markus Fuchs, de 45 anos, que ganhou a competição pela primeira vez, segundo definiu, a mais importante da carreira, e o prêmio de US$ 60 mil.
Pelo segundo lugar, Rodrigo ficou com US$ 30 mil, mas nem a premiação serviu de consolo para o cavaleiro que representa o Brasil. Rodrigo, de 28 anos, deixou a Scandinavium Arena muito aborrecido.
Montando Baloubet du Rouet, Rodrigo terminou o primeiro percurso, ontem, sem faltas, mas na segunda passagem derrubou um obstáculo tríplice, largo, e foi punido com 4 pontos.
Rodrigo ocupava o segundo lugar na classificação geral, na soma das duas primeiras provas, com apenas 1 ponto perdido. Mas com os 4 que levou pela falta no tríplice passou a ter 5.
O inglês Michael Whitaker, de 41 anos, com Handel II, que chegou ao último dia liderando a disputa da Copa, com zero, cometeu duas faltas, perdeu 8 pontos e saiu da briga pelo título. O suíço Markus Fucks, que estava classificado em terceiro, com 3 pontos, não fez falta em nenhum dos percursos de ontem, mas perdeu 2 pontos por excesso de tempo e ficou com 5.
Pela terceira vez, nos 23 anos de história da Copa do Mundo, o título foi decidido no desempate (como ocorreu nas edições de 1979 e 1996). Markus Fuchs entrou primeiro na pista – fez um percurso rápido (35s25) e perfeito, sem faltas. Na prova de ontem, a vitória foi do suíço Willi Melliger, com Calvaro V.

mockup