A rodada do fim de semana do Campeonato Paranaense pode ser decisiva para alguns clubes tanto para a classificação à segunda fase quanto a luta contra o rebaixamento. Para o Londrina, o jogo contra o Paraná Clube pode selar a passagem do Tubarão para o mata-mata e ao mesmo tempo complicar a vida do Tricolor.

Após suspensão, zagueiro Augusto formará dupla novamente com Lucas Costa
Após suspensão, zagueiro Augusto formará dupla novamente com Lucas Costa | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, a disputa fica para saber quem serão os outros quatro classificados, quem termina no G4 e leva vantagem para a próxima fase e quais os dois clubes rebaixados para a Divisão de Acesso.

Coritiba, FC Cascavel, Athletico e Operário já estão matematicamente classificados. O rubro-negro e o Fantasma, que somam 16 pontos, até podem ser alcançados pelo Cascavel CR, que tem sete pontos e é o primeiro time hoje fora da zona de classificação. Mas como o Cascavel tem um confronto direto com o Cianorte, que soma nove pontos, um dos dois não chegará aos 16 pontos que Athletico e Operário já têm. Coritiba e FC Cascavel somam 17, com vantagem para o Coxa, que é o líder, no saldo de gols.

Em quinto lugar, com 14 pontos, o LEC se garante na próxima fase com uma vitória em Curitiba e pode até se classificar com um empate, caso o Cascavel CR não vença o União em casa em confronto direto contra o rebaixamento.

"É um clássico e precisamos ganhar. Temos todo respeito ao Paraná e sabemos da situação delicada deles no campeonato, por isso precisamos ter mais atenção ainda", frisou o zagueiro Augusto, que volta ao time após cumprir suspensão. "É um jogo muito importante também para o nosso crescimento como equipe e vamos em busca desta vitória".

Se o duelo é importante para o Tubarão, é ainda mais fundamental para o Paraná. Com uma campanha bastante irregular, o Tricolor perdeu na última rodada em Cornélio Procópio e soma apenas nove pontos em sétimo lugar. Para não depender de ninguém, o Paraná precisará somar pelo menos seis pontos nas últimas rodadas para garantir a classificação.

Além de se classificar de forma antecipada, os três pontos na capital deixariam ainda o Londrina na briga para buscar uma vaga entre os quatro melhores, o que dá vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.

Disputa

Outro que pode confirmar a vaga na segunda fase com uma vitória nesta rodada é o Rio Branco, que é o sexto colocado, com 13 pontos, e que recebe na Estradinha o lanterna PSTC.

Quem fecha o atual G8 é o Cianorte, que também tem nove pontos e enfrenta o vice-líder FC Cascavel, no estádio Albino Turbay. O Leão aposta nesta partida em casa para se aproximar da classificação e se distanciar do risco de rebaixamento. Para os clubes que não têm uma competição nacional no calendário, chegar à segunda fase pode garantir também uma vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem.

A briga contra a queda para a Divisão de Acesso também promete ser acirrada. Hoje, Cascavel CR, com sete, e Toledo, com cinco, não se classificariam e nem cairiam. Os rebaixados seriam União, com cinco, e PSTC, com quatro. Apesar de matematicamente os quatro clubes ainda terem chances de chegar à segunda fase, a preocupação maior dessas equipes é mesmo lutar para permanecer na elite em 2021.