A última rodada da Série B tem oito jogos marcados para domingo (28), às 16h. Todos os confrontos são decisivos para a indicação dos dois últimos classificados para a Série A ou para a definição dos outros dois que serão rebaixados à Série C em 2022.

O zagueiro Saimon será o escolhido pelo técnico Márcio Fernandes para o lugar de Marcondes no confronto contra o Vasco
O zagueiro Saimon será o escolhido pelo técnico Márcio Fernandes para o lugar de Marcondes no confronto contra o Vasco | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

São três times brigando para não ocupar as duas vagas restantes para a Série C. O Londrina chega ao fim da competição precisando vencer o Vasco, além de torcer para o Remo não ganhar do Confiança, em Belém. O time paraense tem um ponto a mais que o Tubarão (42 a 41) e só depende dele para escapar da queda. LEC e Remo subiram juntos na última temporada para a Série B.

O Vitória também luta na última rodada contra o rebaixamento. O time baiano perdeu ontem (22) para o CRB por 3 a 1, em Maceió, e automaticamente livrou o Operário da queda. Com 45 pontos, o Fantasma não pode mais ser ultrapassado pelo próprio rubro-negro, que segue com 40, e o Londrina.

O Vitória recebe o Vila Nova, no Barradão. Matematicamente, Brasil de Pelotas e Confiança já caíram para a Série C.

Leia mais sobre o LEC

Na parte de cima da tabela, Botafogo, que já garantiu o título, e Coritiba estão com os passaportes carimbados para a Série A na próxima temporada. Outras cinco equipes brigam pelas duas vagas restantes para a elite do futebol brasileiro: Avaí, Goiás, CSA, Guarani e CRB. O Goiás poderia garantir o acesso ontem caso vencesse o Guarani em Campinas, em jogo não encerrado até o fechamento da edição.

Na rodada decisiva, o Avaí recebe o Sampaio Corrêa, o Goiás encara o Brusque, em Goiânia, o CSA enfrenta o Brasil em Maceió, o Guarani joga diante do campeão Botafogo, no Rio de Janeiro, e o CRB vai até Ponta Grossa pegar o Operário.

TUBARÃO

O Londrina iniciou na segunda-feira (22) a sua preparação para o duelo com o Vasco. O técnico Márcio Fernandes tem problemas para escalar a equipe. O zagueiro Marcondes, o meia Matheus Bianqui e o centroavante Salatiel estão suspensos, após levaram o terceiro cartão amarelo na derrota para o Vila Nova.

Na zaga, o escolhido deve ser Saimon. Já Salatiel vem sendo reserva e Zeca continua como o centroavante titular. A principal preocupação do treinador é com a lateral direita. O colombiano Elácio Cordoba vinha jogando na posição, mas ficou fora da partida em Goiânia, em razão do falecimento da sogra, na Colômbia. O atleta foi liberado pelo clube e ainda não há a confirmação se estará à disposição para a última partida.

Matheus Bianqui atuou improvisado na posição em várias partidas, inclusive diante do Vila Nova. Mas como está suspenso, a opção do treinador pode ser por Luan Marchiori, caso Cordoba fique de fora novamente. Luan, que é volante de origem, também jogou em várias partidas do Paranaense como lateral.

No meio da tabela, em nono, com 49 pontos, o Vasco há várias rodadas já não tem mais chances de subir e nem corre risco de cair. Sem motivação e ambição na competição, o time demitiu o técnico Fernando Diniz e tem sido comandado pelo assistente técnico Fábio Cortez. Nas últimas sete partidas, o Cruzmaltino acumula quatro derrotas e três empates.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link