RODADA do futebol europeu - United se encontra; Barcelona se perde
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
JOANA BUENO<br> [email protected] 

A rodada do fim de semana na Europa previa alguns grandes jogos e um clássico gigante. No Old Trafford, um Manchester United em ascensão receberia um Liverpool em crise, na tentativa de devolver as duas derrotas da temporada passada - incluindo um 3 a 0 exatamente no Teatro dos Sonhos - e de conquistar a sexta vitória seguida no Inglês. E a partida foi tudo o que prometia ser e mais um pouco.
Em campo, o domínio do Liverpool não se traduziu em gols. Foram 19 finalizações dos Reds, mas nenhuma furou a meta de De Gea, que já é o melhor goleiro da Premier League e da Espanha, após um início conturbado no United. Já os Red Devils souberam concluir com precisão e devolveram a goleada da última temporada.
Chelsea e Manchester City, que também venceram, seguem na ponta, candidatíssimos ao título, mas o maior campeão inglês dá sinais de ter recuperado sua grandeza. Se não der para alcançar os rivais na briga pela taça, o United de Van Gaal promete briga forte no ano que vem. Enquanto isso, Brendan Rodgers reza para ter tempo de recuperar o Liverpool antes de ser sacado.
Na Alemanha, o Bayern segue sem rival. Mais uma goleada, mais um show de Robben e mais um trope ço do Borussia Dortmund, que não se encontra na Bundesliga.
O Real Madrid pode ser outro a "disputar sozinho" o título doméstico.
No sábado, um Barcelona de altos e baixos - e desfalcado de Neymar - parou na retranca do Getafe, que por muito pouco não saiu com a vitória no fim. Com vantagem de quatro pontos para o rival catalão, o time merengue viajou tranquilo para o Marrocos, onde, esta semana, estreia no Mundial de Clubes.
A briga esquentou um pouco na Itália, onde a Juventus segue sem encantar. Com o tropeço diante da Sampdoria e a vitória da Roma, a vantagem da Velha Senhora agora é de apenas um pontinho. Resta saber se o time da capital conseguirá se tornar uma ameaça real, diferentemente das últimas temporadas.
Teve clássico também em Portugal, onde o Benfica quebrou tabu ao bater o Porto no Estádio do Dragão e disparou na liderança.



