Rodada do Campeonato Gaúcho define quem será rebaixado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de março de 2000
Por Ayrton Centeno 
Porto Alegre, 24 (AE) - Com os classificados para o octogonal final já definidos - Esportivo e Caxias - os jogos do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho marcados para este domingo servirão apenas para apontar quem cairá para a segunda divisão. Internacional (de Santa Maria) e Pelotas são os ameaçados.
A situação do Inter/SM é mais complicada. Tem apenas oito pontos e precisa ganhar fora de casa do Rio Grande e, ainda, torcer para que o Pelotas não vença. O Pelotas, com 10 pontos, também viaja para enfrentar o Esportivo, em Bento Gonçalves. Tudo indica que, com um simples empate, garantirá sua permanência na primeira divisão. Poderá até mesmo perder e não cair, desde que o Inter/SM igualmente perca.
A favor do Inter/SM existe apenas a convicção de que a tarefa de obter um bom resultado contra o Esportivo é bem mais difícil do que conseguir algo semelhante diante do Rio Grande. Com 23 pontos ganhos, a equipe de Bento Gonçalves é líder isolada da chave e a única invicta na competição.
A ameaça do rebaixamento motivou alimentou um bate-boca entre os técnicos Ernesto Guedes, do Pelotas, e Francisco Neto, do Rio Grande.
Na rodada anterior, o Pelotas bateu o Rio Grande por 3x0 e houve briga entre os jogadores das duas equipes. Neto reagiu, declarando que o Pelotas estava nas suas mãos, uma referência à partida seguinte contra o Inter/SM. No Pelotas, a reação do treinador do Rio Grande foi interpretada como uma ameaça de "entregar o jogo" para o adversário, uma espécie de vingança. Neto desmentiu a intenção mas chamou toda a atenção para o comportamento da sua equipe neste domingo. O outro confronto da rodada, Veranópolis x Caxias, servirá apenas para cumprir a tabela.


