Pela terceira Copa consecutiva, em 1990, na Itália (diante da Argentina); 1994, nos Estados Unidos (com o Brasil); e agora na França, a seleção da Itália é desclassificada nos pênaltis. Um dos poucos jogadores da equipe a ter passado por estas três decepções é o atacante Roberto Baggio, que hoje teve um dia especialmente difícil, pois também disse adeus ao Mundial. Com 32 anos de idade, garante que não participará da competição em 2002.
‘‘Este é um momento muito difícil para mim’’, confessou Roberto Baggio. ‘‘É a última Copa que participo e, pela terceira vez, estou saindo depois de decisão nos pênaltis, preferia ter pedido durante o jogo.’’ Além de Roberto Baggio, o goleiro Pagliuca e o lateral Paolo Maldini também estiveram nestes três momentos de desclassificação. Mas, para o atacante, esta decisão contra a França singnificou uma despedida muito triste. Ele teve momentos difíceis neste Mundial, com a briga pela posição de titular com Alessandro Del Piero e mostrou-se sempre tranquilo e amigável. Agora estava em recuperação e esperava ir mais longe para marcar sua última Copa, talvez com um título.
O seu sonho e o da Itália na França 98 terminou nos pés de Di Biagio, que bateu o quinto pênalti italiano no travessão. No zona mista do estádio de Saint Denis, estava abatido e tudo o que queria era esquecer esta Copa do Mundo.
‘‘Um Mundial jamais poderia ser decidido em pênaltis’’, disse, revoltado. ‘‘Não gostaria de sair assim, mas agora não quero mais lembrar desta Copa’’, finalizou.