Marcos Zanatta
De Maringá
Os jogadores da seleção da Costa Rica fizeram apenas um treino com bola ontem pela manhã, na preparação para o jogo de hoje contra o time do Brasil, no Estádio Willie Davids, em Maringá. No final da tarde os jogadores foram reconhecer o gramado do estádio, que passou por reformas para a partida.
A impressão inicial foi de satisfação. ‘‘Gostamos muito do gramado e de toda a cidade, que é limpa’’, disse o técnico da Costa Rica, Rolando Villalobos. Os jogadores se mostraram contrariados por não poderem ‘‘bater uma bola’’ no estádio.
Fazendo um pouco de suspense na escalação do time e no método de jogo, Villalobos disse apenas que vai ‘‘atender’’ o pedido do técnico brasileiro, Wanderley Luxemburgo, jogando com quatro zagueiros. Ontem Luxemburgo disse que se Costa Rica entrasse em campo com quatro zagueiros ficaria parecido com um adversário do Brasil no Pré-Olímpico.
‘‘Vamos jogar no tradicional 4-4-2, sem segredos’’, avisou o técnico costariquenho.
Os jogadores se dizem motivados para a partida. ‘‘Estamos felizes pela chance de jogar contra o Brasil’’, disse o meia Steeven Bryce. A maior parte dos jogadores da Costa Rica, disse Villalobos, é estudante ou ‘‘semi-profissional’’ de clubes do país. ‘‘Mas todos têm muita garra e a intenção é dar trabalho para o Brasil’’, arriscou.
Para o técnico e jogadores a partida será mais uma experiência. Tanto que não foram treinadas jogadas para explorar as possíveis falhas da Seleção Brasileira. Villalobos afirma apenas que o time precisa melhorar a defesa, principalmente para o Pré-Olímpico, em abril no México.

PERFIL DA COSTA RICA
Nome oficial: República da Costa Rica
Capital: San José
Nacionalidade: Costarriquenha ou costarriquense
Idioma: Espanhol
Religião: Cristianismo (95%, sendo 80% de católicos)
Moeda: Colón costarriquenho
Localização: Sudoeste da América Central
Área: 51.100 Km2
População: 3,7 milhões (censo de 1998)
Composição étnica: 96% de europeus ibéricos e eurameríndios
Governo: República presidencialista
Economia: Banana e café são os maiores produtos de exportação
Fonte: Almanaque Abril de 1999