Rio-SP já começa tumultuado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 21 de janeiro de 2000
Por Anderson Couto 
São Paulo, 21 (AE) - O Torneio Rio-São Paulo, o primeiro evento do ano 2000 organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já começa tumultuado. Mais uma vez, alterações na tabela dos jogos atrapalham a programação dos torcedores interessados em acompanhar a competição. Dias e horários das partidas, como sempre, são definidos na última hora.
Flamengo x São Paulo, por exemplo, marcado para abrir o torneio, amanhã, foi transferido para domingo. O motivo: o Maracanã, palco do espetáculo, já estava alugado para um encontro evangélico.
As Federações Paulista e Carioca de Futebol, então, resolveram passar Vasco x Palmeiras, de domingo para sábado. No entanto, Eurico Miranda, o vice-presidente de Futebol do clube carioca, não aceitou a mudança.
O dirigente, em sua primeira vitória do ano contra a CBF, alegou que o Estádio de São Januário estaria fechado no sábado para limpeza. Desta forma, a partida não poderia ser antecipada.
O jogo acabou mesmo confirmado para domingo, às 19 horas, com o aval da TV Globo, que comprou os direitos de transmissão do torneio. Flamengo x São Paulo, também no Rio, foi marcado para as 17 horas, na tentativa de evitar o encontro de torcidas rivais pela cidade.
Desta vez, foram os dirigentes flamenguistas que protestaram. Eles queriam que a partida fosse realizada às 19 horas, assim como a do Vasco, para evitar a concorrência com o jogo Brasil x Equador, pelo Torneio Pré-Olímpico, que terá transmissão pela TV
às 17 horas. Quase conseguiram.
O incidente irritou os são-paulinos, que exigiram ser avisados com maior antecedência sobre as mudança para poder programar as atividades da equipe. "Infelizmente, o calendário brasileiro continua bagunçado", lamentou Levir Culpi, o novo técnico do Tricolor.
Times mistos - Outra discusão deverá ser travada entre a TV Globo e Corinhians e Vasco. Os dois clubes, que disputaram a final do 1.º Mundial de Clubes, na semana passada, deram férias aos principais jogadores, cansados pela maratona de jogos. O Corinthians, que conquistou o título, completou, na temporada 99 mais os jogos do Mundial, a incrível maratona de 89 jogos. O Vasco não ficou muito atrás e sua marca chegou a 79 partidas.
Com atletas reservas no Rio-São Paulo, as duas equipes correm o risco de não receber as cotas previstas pela emissora, que, no contrato com os clubes, não admite a escalação de um time misto. Cada clube tem direito a receber R$ 1,2 milhão na primeira fase.
Outros problemas - No ano passado, o Torneio Rio-São Paulo também mostrou o quão desorganizado é o futebol brasileiro. Em uma atitude autoritária, o presidente da Federação Carioca de Futebol, Eduardo Viana, o Caixa dágua, decidiu transferir o jogo entre Fluminense e Vasco, do Maracanã para São Januário. Os tricolores não foram avisados e cada time seguiu para um campo.
No dia seguinte, uma reunião na sede da Federação Paulista de Futebol determinou que o Vasco estava errado e perdeu o jogo por W.O. O encontro foi polêmico e os vascaínos sofreram, inclusive ameça de serem eliminados da competição.


